Descrição de chapéu aeroportos greve

Controladores de voo cancelam paralisação, após Justiça determinar multa

Funcionários da empresa de serviços aéreos NAV Brasil, que atua em 43 aeroportos, reivindicam reajuste salarial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os controladores aéreos da empresa NAV Brasil, responsável pela segurança dos voos em 43 aeroportos brasileiros, desistiram da paralisação marcada para esta segunda-feira (9), após sofrerem revés judicial.

Em decisão liminar, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou, na sexta-feira (6), que os controladores de voo que atuam na NAV Brasil mantenham o serviço, sob pena de multa diária de R$ 100 mil ao sindicato da categoria em caso de descumprimento.

A suspensão da paralisação foi confirmada à Folha pelo diretor de educação e cultura do SNTPV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Voo), William Santana.

Avião pousa no aeroporto do Galeão, na capital fluminense. Funcionário orienta manobras de aeronave com bastões luminosos
Avião pousa no aeroporto do Galeão, na capital fluminense - Ricardo Moraes/Reuters

A interrupção dos serviços afetaria grandes aeroportos, como Galeão e Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, Cumbica, em Guarulhos (SP) e Viracopos, em Campinas (SP). A NAV Brasil atua em aeroportos que atendem a oito capitais brasileiras e seus serviços tem efeito em toda a malha aérea nacional.

A paralisação impedida pela Justiça faz parte da greve anunciada pelo SNTPV, que reivindica recomposição salarial, compensação da inflação, melhorias no plano de saúde e adicionais.

Responsável pela decisão judicial, o ministro Mauricio José Godinho Delgado diz que a suspensão planejada para a semana que vem resultaria em "prejuízos irreparáveis".

O sindicato diz que recorrerá ao TST para derrubar a liminar.

Em nota divulgada à imprensa na sexta-feira (6), a NAV Brasil diz que se "mantém-se aberta ao diálogo e permanentemente empenhada na busca da merecida valorização de seus empregados."

O calendário de greve indica que os funcionários na NAV Brasil devem avaliar quais as respostas da empresa na terça (10). O cronograma ainda indicava paralisação, também das 7h às 8h, todos os dias até 21 de outubro.

Caso a mobilização se prolongue, é possível que a paralisação afete os serviços durante o feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, celebrado no próximo dia 12.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.