Descrição de chapéu Folhainvest

Luiza Trajano anuncia lançamento de serviço de nuvem do Magalu

Empresária diz que tecnologia é um avanço para garantir a preservação de dados brasileiros dentro do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A empresária Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, disse nesta terça-feira (28) durante evento com empresários em São Paulo que, no próximo dia 12 de dezembro, a companhia vai lançar seu próprio serviço de nuvem.

"30% da nossa tecnologia já está na nossa nuvem e agora a gente vai oferecer ao mercado. Você sabe que isso é garantia de banco de dados. Nossos dados estarem no Brasil é uma garantia. Porque todos os nossos dados estão nos Estados Unidos ou na China", afirmou a empresária.

Segundo Trajano, faz dois anos que a nuvem brasileira do Magalu vem sendo desenvolvida. Por enquanto, a novidade fará parte da área digital da varejista, mas futuramente o serviço se tornará uma empresa, para atender inclusive os micro e pequenos empresários.

"Eles precisam estar na nuvem e não podem estar na nuvem com taxa em dólar", disse.

Empresária Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza.
Empresária Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza. - Reprodução/NYSE no facebook

Primeiro mês que vendas estão voltando

Trajano também falou sobre as perspectivas para o varejo brasileiro e demonstrou otimismo. Segundo a empresária, este é o primeiro em 18 meses que ela está percebendo uma real retomada das vendas.

"Estive na semana passada na cidade da minha filha, que mora em Paris, e eu fiquei impressionada de ver as entradas nas lojas e tão cheias de carros. Então, vamos torcer para isso continuar em 2024 e ser melhor", declarou.

A empresária voltou a dizer que essa retomada do varejo depende da queda da taxa básica de juros, Selic. Segundo Trajano, o setor precisa de duas coisas para engatar: renda, que está ligada à geração de empregos, e crédito. E este último está atrelado aos juros.

"Se continuar tendo juízo com o déficit público e tudo mais, eu acredito que os juros continuam baixando", disse.

A empresária também comentou no evento a dificuldade que existe hoje com relação à mão de obra, já que a pandemia e o advento do home office mudaram a forma de contratação e o que as pessoas esperam de um emprego.

Segundo Trajano, hoje em dia os trabalhadores estão buscando mais qualidade de vida e as empresas estão tendo que investir, mais do que nunca, no emocional. "E o líder tem que estar atento a isso", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.