Morre Claudio Bardella, presidente do conselho de administração da Bardella, aos 85 anos

Empresário foi vice-presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário Claudio Bardella, presidente do conselho de administração da Bardella, companhia do setor de bens de capital, e um dos fundadores e membro colaborador do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), morreu nesta sexta-feira (3), aos 85 anos. A causa da morte não foi informada.

Formado em engenharia industrial mecânica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Bardella foi vice-presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e já esteve à frente da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Imagem mostra Claudio Bardella com camiseta vermelha. Ele é um homem branco com cabelos grisalhos e preto.
Cláudio Bardella, presidente do conselho de administração da Bardella - Paulo Giandalia - 2.jun.1992/Folhapress

"Ele foi um empresário na amplitude dessa palavra. Era um empresário de muitas facetas, que assinou manifestos contra a ditadura", disse Julio Gomes de Almeida, diretor-executivo do Iedi, à Folha.

Outros líderes de entidades representativas da indústria brasileira também se manifestaram. Em uma nota de pesar divulgada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Josué Gomes, presidente da entidade, disse que Bardella "parte sem ver a indústria de transformação recuperada".

"A morte do industrial Claudio Bardella, empreendedor e líder empresarial, é uma perda para o País. Bardella é personagem relevante da história econômica brasileira, defensor da democracia e do desenvolvimento sustentável", afirmou Gomes.

Em nota, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, disse que Bardella deixa um importante legado como empreendedor e dirigente classista.

"A morte de Claudio Bardella deixa a todos nós órfãos de um responsável defensor, não apenas da indústria, mas do desenvolvimento econômico e social do Brasil."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.