Descrição de chapéu Twitter mídia jornalismo

Sob críticas, Elon Musk ameaça processar organização que supervisiona veículos de mídia

Grandes empresas dos EUA deixaram de anunciar na rede após serem promovidas ao lado de conteúdo antissemita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Elon Musk ameaçou neste sábado (18) processar a organização Media Matters, que supervisiona veículos de media, e aqueles que atacaram sua plataforma de redes sociais X (ex-Twitter), após decisões de várias grandes empresas dos Estados Unidos de interromper publicidades no site após serem promovidas ao lado de conteúdo antissemita.

Elon Musk de terno com as mãos cruzadas em frente ao rosto.
Elon Musk, presidente da SpaceX e da Tesla e dono do X. O executivo ameaçou processar a Media Matters neste sábado (18) - Gonzalo Fuentes/REUTERS

Musk e o X foram observados de perto a semana inteira por causa de conteúdos racistas e antissemitas que proliferaram no site desde que ele o comprou em 2022.

O grupo progressista Media Matters for America disse mais cedo nesta semana que encontrou publicidades da IBM, Apple e outras empresas posicionadas junto com conteúdos promovendo Adolf Hitler e o Partido Nazista.

Na última quarta-feira (15), Musk endossou uma publicação antissemita no X que falsamente alegava que membros da comunidade judaica estavam alimentando o ódio contra os brancos, atraindo fortes críticas, inclusive da Casa Branca.

Várias empresas suspenderam publicidade nos últimos dois dias, incluindo IBM, Disney, Warner Bros Discovery, Comcast, Lions Gate Entertainment e Paramount Global. O Axios publicou que a Apple, maior empresa do mundo por valor de mercado, faria o mesmo.

A Media Matters disse neste sábado que Musk é um "valentão" que ameaça com "processo sem méritos".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.