New York Times processa OpenAI e Microsoft por violação de direitos autorais na IA

Publicação argumenta que milhões de textos estão sendo usados para treinar inteligência artificial sem a devida remuneração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michael M. Grynbaum Ryan Mac
Nova York | The New York Times

O New York Times anunciou nesta quarta-feira (27) que está processando a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a Microsoft por violação de direitos autorais.

A publicação é a primeira grande organização dos Estados Unidos a entrar com medidas judiciais contra as empresas que usam reportagens publicadas para treinar as tecnologias de inteligência artificial.

Fachada do The New York Times
Fachada do The New York Times, que está processando Microsoft e OpenAI - Jabin Botsford/The New York Times

O The New York Times entrou com a ação no Tribunal Federal em Manhattan, alegando que milhões de textos estão sendo usados pelas empresas de inteligência artificial sem o pagamento de direitos autorais.

Não há um valor solicitado de indenização, mas o pedido de responsabilização pela "perda de bilhões de dólares" devido à "cópia e uso ilegal das obras únicas do The New York Times".

A companhia também pede que as empresas destruam quaisquer modelos de chatbot e dados de treinamento que usem material protegido por direitos autorais do The New York Times.

Procurados pela reportagem do The New York Times, os representantes da OpenAI e da Microsoft não foram localizados.

No processo, o jornal norte-americano citou o uso do Browse With Bing, um recurso de pesquisa da Microsoft alimentado pelo ChatGPT, que reproduziu boa parte dos resultados do Wirecutter, o site de análises de produtos do New York Times.

No entanto, os resultados de texto do Bing não vinculavam ao artigo do Wirecutter e removiam os links de referência no texto que o Wirecutter usa para gerar comissões com base em suas recomendações.

"A diminuição do tráfego para os artigos do Wirecutter e, consequentemente, a diminuição do tráfego para os links de afiliados levam a uma perda de receita para o Wirecutter", afirma o The New York Times.

Além disso, a publicação inclui no processo que os recursos de inteligência artificial estão causando danos à reputação do The New York Times ao usar informações incorretas e creditá-las ao The New York Times.

"Se o New York Times e outras organizações de notícias não puderem produzir e proteger seu jornalismo independente, haverá um vácuo que nenhum computador ou inteligência artificial pode preencher", diz o The New York Times no processo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.