Descrição de chapéu indústria

Cappelli aceita convite de Alckmin para chefiar agência ligada a indústria

Ex-secretário-executivo de Flávio Dino chegou a ser cotado para Ministério da Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça Ricardo Cappelli será o novo presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

O convite foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e aceito em reunião na tarde desta quarta-feira (31).

O ex-secretário-executivo da Justiça Ricardo Cappelli durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 31.jan.2024/Folhapress

Cappelli, do mesmo partido de Alckmin, era o número dois do Ministério da Justiça sob a gestão do ex-ministro Flávio Dino, que vai deixar o cargo para ocupar uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele assume a presidência com a missão de reforçar a nova política industrial lançada pelo governo na semana passada. A ABDI está sob o comando interino de Cecília Vergara desde setembro.

Em um vídeo gravado ao lado de Capelli, o vice-presidente confirmou o nome do ex-secretário do Ministério da Justiça para a ABDI.

"Ricardo Cappelli está conosco desde o início do governo. Fez um excelente trabalho no Ministério da Justiça e agora chega para trazer toda a sua capacidade para nos ajudar a desenvolver a nova política industrial", disse Alckmin.

Já Cappelli afirmou que o crescimento e o desenvolvimento do Brasil, com a geração de empregos, é o que ajuda a estabilizar a democracia brasileira.

"É um grande desafio recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento com justiça social", afirmou.

A chegada de Cappelli à ABDI acontece uma semana após o lançamento da nova política industrial do governo, promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A proposta foi bastante criticada pelo mercado financeiro, o que exigiu uma força-tarefa do governo para reverter a percepção negativa gerada pelo anúncio das medidas.

Esse trabalho ainda está em curso, segundo interlocutores do governo ouvidos pela Folha. O próprio vice-presidente saiu a campo para passar a mensagem de que não haverá uma política centrada em subsídios do Tesouro Nacional.

Alckmin quer que agora que Capelli trabalhe também nesse esforço de mudar essa percepção inicial.
Homem de confiança de Flávio Dino, Capelli foi interventor federal na área de segurança do Distrito Federal após os ataques de 8 de janeiro aos três Poderes. Ele era secretário de estado de Comunicação do Maranhão na gestão do então governador Flávio Dino.

Cappelli é jornalista e especialista em administração pública pela FGV. Já ocupou os cargos de secretário municipal, secretário estadual e secretário nacional.

Em cargos na administração pública, o ex-interventor trabalhou por sete anos em cargos relacionados à formulação e execução de políticas públicas vinculadas ao esporte.

Ele atuou em governos do PT. Na gestão Dilma Rousseff, entre 2009 a 2013, foi diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, no Ministério do Esporte.

Entre 2003 e 2005, no período Lula, foi diretor do Departamento de Esporte Universitário do Ministério do Esporte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.