Descrição de chapéu indústria Estados Unidos

EUA vão deixar de sobretaxar exportações brasileiras de tubos de aço, diz Alckmin

Medida aplicada desde 1992 cobrava sobretaxa de 103,4%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Isabel Versiani
Brasília | Reuters

Os Estados Unidos revogaram o direito antidumping aplicado desde 1992 às importações brasileiras de tubos de aço com a cobrança de uma sobretaxa de 103,4%, informou nesta sexta-feira (5) o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin.

A medida foi tomada na quinta-feira (4) a partir da conclusão, defendida pelo governo brasileiro, de que a extinção da medida não implicaria dano à industria norte-americana, disse o Mdic em nota.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; EUA vão deixar de sobretaxar exportações brasileiras de tubos de aço - Pedro Ladeira - 5.dez.2023/Folhapress

"É uma conquista importante que vai expandir ainda mais a exportação siderúrgica de tubos de aço para os Estados Unidos", disse Alckmin na abertura do anúncio dos resultados da balança comercial do país em 2023.

O vice-presidente destacou que o Brasil foi o único país objeto de revogação da sobretaxa.

Em 2023, o Brasil exportou US$ 22 milhões em tubos de aço, dos quais US$ 457 mil foram destinados aos EUA —volume que o governo agora espera ver crescer.

Em janeiro do ano passado, os Estados Unidos revogaram tarifa antidumping imposta em 1993 sobre chapas grossas de aço carbono produzidas no Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.