Descrição de chapéu Bloomberg China

Uniqlo processa Shein por suposta cópia de sua popular bolsa de ombro Round Mini

O produto, vendido por cerca de R$ 49,50 no Japão, tornou-se um sucesso global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kanoko Matsuyama
Bloomberg


A Uniqlo, que faz parte da Fast Retailing Co., entrou com uma ação no Japão, acusando a varejista chinesa de copiar sua bolsa de ombro Round Mini.

A Fast Retailing afirmou em um comunicado divulgado nesta terça-feira (16) que as entidades que operam a marca Shein devem interromper imediatamente a venda de "produtos de imitação" e compensar pelos danos.

Mulher passa por uma vitrine de bolsas em uma loja de varejo Uniqlo, em Tóquio
Mulher passa por uma vitrine de bolsas em uma loja de varejo Uniqlo, em Tóquio - Richard A. Brooks/AFP

A bolsa, vendida por cerca de 1.500 ienes (R$ 49,50) no Japão, tornou-se um sucesso global, com a Uniqlo alertando os consumidores sobre falsificações e produtos similares sendo vendidos online.

Com a ação, a Fast Retailing se junta à rival Hennes & Mauritz AB ao processar a Shein por violação de direitos autorais em Hong Kong, onde o litígio visando mitigar a ameaça representada pela rival chinesa está em andamento desde 2021.

Representantes da Shein, que foi fundada na China e agora está sediada em Cingapura, não responderam imediatamente aos pedidos de comentário da reportagem. A Uniqlo entrou com a ação contra a Roadget Business Pte, Fashion Choice Pte. e Shein Japan Co. em 28 de dezembro no Tribunal Distrital de Tóquio.

"A empresa entrou com essa reclamação porque determinou que a forma dos produtos de imitação vendidos pela Shein se assemelha de perto à de seu próprio produto", disse a Fast Retailing no comunicado.

"A venda dos produtos de imitação pela Shein prejudica significativamente o alto nível de confiança dos clientes na qualidade da marca Uniqlo e de seus produtos", completa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.