Descrição de chapéu América Latina Argentina

Brasil e Argentina derrubam limite para voos de passageiros entre os dois países

Teto anterior era 170 voos por semana; nova medida já está valendo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) derrubou uma barreira que estabelecia limite semanal de 170 voos regulares de passageiros entre Brasil e Argentina. Agora, as companhias estarão livres para determinar a quantidade de viagens entre os destinos.

A medida foi divulgada pela agência reguladora nesta quarta-feira (13) e faz parte de um memorando assinado no começo do mês entre a Anac e a Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina.

Imagem mostra aviões parados lado a lado em aeroporto na Argentina. Ao fundo, é possível ver alguns prédios.
Aeroparque, terminal em Buenos Aires - Agustin Marcarian - 2.fev.23/Reuters

Segundo a Anac, até a assinatura do memorando, a quantidade de frequências semanais era de 163 voos do Brasil para a Argentina —ou seja, perto do teto antes permitido.

"A medida dará mais flexibilidade às empresas para planejarem suas operações, podendo levar ao aumento da oferta dos serviços e à ampliação da concorrência nas rotas que ligam Brasil e Argentina", afirmou a Anac em nota à imprensa.

Procurada pela Folha, a agência brasileira disse que a barreira existia por falta de um acordo mais amplo negociado entre os dois países.

A medida acordada neste mês já está valendo. Segundo a autarquia, posteriormente, será assinado um acordo bilateral entre os dois países, convalidando os termos do memorando.

À reportagem, a Gol, que opera voos para o país vizinho, disse que é favorável a toda medida que estimule a demanda por viagens e ajude a democratizar o transporte aéreo.

Já a Latam avaliou a medida como positiva. Para a temporada que se inicia em abril, a companhia terá 34 voos semanais para o país vizinho, com rotas que ligam Guarulhos a Buenos Aires e Mendoza.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.