Descrição de chapéu Folha Informações

Bomba de barragem no CE está desligada para reparo programado, diferentemente do que diz post

Manutenção é agendada para essa época do ano devido ao período chuvoso na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diferentemente do que afirma vídeo compartilhado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no X, em 18 de março, não há fluxo de água na barragem de Jati, no Ceará, por causa de uma manutenção em uma motobomba da EBI-3 (Estação de Bombeamento 3), que fica em Salgueiro, em Pernambuco, e direciona água para a barragem. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a manutenção estava programada "levando em consideração os altos níveis dos reservatórios abastecidos pela estação de bombeamento e o período chuvoso na região".

A barragem de Jati é o ponto que abastece o Cinturão das Águas do Ceará, uma obra complementar do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco), sob a responsabilidade do governo estadual, que leva água à região metropolitana de Fortaleza. Como verificado pelo Comprova, a liberação de água pela barragem é sazonal, sendo solicitada pelo governo estadual a partir da necessidade verificada a cada ano.

Print de post no Instagram mostra vídeo paralisado com ciclista prestes a descer canal seco
Conteúdos de desinformação sobre a transposição do São Francisco são frequentes; na foto, post que circulou no ano passado, sobre trecho no Ceará - Instagram/@fabiano_fo_bike_

A pedido do estado, o governo federal liberou da barragem de Jati, em fevereiro deste ano, 6,5 metros cúbicos de água por segundo —cerca 50 carros-pipas por minuto. Segundo o Governo do Ceará, o acumulado de água das fontes que abastecem Fortaleza e região metropolitana garante o abastecimento "com folga para o próximo ano".

Para o Comprova, enganoso é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por piauí, Estadão e Correio Braziliense e publicada em 21 de março pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, UOL, O Dia, Diário do Nordeste, Imirante e Estado de Minas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.