Pagamento da 3ª parcela do IPVA 2024 começa a vencer; veja calendário

Motoristas de SP com veículos de placas final 1 devem quitar tributo nesta segunda-feira (11)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pagamento da terceira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2024 para veículos do estado de São Paulo começa a vencer nesta segunda-feira (11). A quitação do tributo tem início pelos automóveis de placa final 1.

Caminhões e tratores têm prazo diferente, com a primeira parcela sem desconto com vencimento para dia 20 deste mês, sem diferenciação de placa.

O pagamento do IPVA pode ser feito nos caixas eletrônicos, aplicativos de banco ou nas agências bancárias com o Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

Também é possível pagar por Pix, por meio de QR Code com duração de 15 minutos, ou com cartão de crédito, em empresas autorizadas. A lista pode ser consultada aqui.

A terceira parcela do IPVA  2024 do estado de São Paulo começam a vencer nesta segunda-feira (11); atrasar pagamento gera multa e juros
Pagamento da terceira parcela do IPVA 2024 do estado de São Paulo começa a vencer nesta segunda-feira; atraso tem juros e multa - Gabriel Cabral - 21.fev.19/Folhapress

O motorista deve ficar atento à data de vencimento. Atrasos no IPVA geram multa de 0,33% por dia e juros de mora com base na Selic, taxa básica da economia. Após 60 dias, o percentual da multa ficará em 20% do valor do imposto.

Motoristas inadimplentes terão o débito inscrito na dívida ativa e não poderão fazer o licenciamento do veículo.

Para proprietários de caminhão e tratores, o imposto ainda pode ser pago em cota única sem desconto até 20 de abril.

A data-limite fixada pelo órgão responsável para licenciamento pode levar o carro a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

CONFIRA O CALENDÁRIO DO PAGAMENTO DO IPVA 2024 EM MARÇO

Final da placa Data de vencimento
1 11/mar.
2 12/mar.
3 15/mar.
4 16/mar.
5 17/mar.
6 18/mar.
7 19/mar.
8 22/mar.
9 23/mar.
0 24/mar.

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO IPVA 2024

calendário do IPVA 2024
Veja o calendário do IPVA 2024 no estado de São Paulo - Reprodução

LICENCIAMENTO DO VEÍCULO

Motoristas podem optar por antecipar o licenciamento do veículo. A taxa é de R$ 160,22 em 2024. É necessário, no entanto, quitar todos os débitos em aberto.

O pagamento oficial do licenciamento começa em julho e o calendário vai até dezembro. Não licenciar dentro do prazo gera infração gravíssima, remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Para fazer o licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Renavam e pagar a taxa no banco, por aplicativo, caixa eletrônico ou na agência bancária.

Após o pagamento, o download ou impressão do documento digital atualizado deve ser realizado pelos sites do Detran-SP, Poupatempo e Senatran, além dos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Caso conste alguma pendência em relação ao veículo, como IPVA, multas, taxa de licenciamento atrasada e demais questões, o licenciamento não será concluído, mesmo com pagamento da taxa, o que bloqueará o documento atualizado.

Confira o calendário de licenciamento de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

Final da placa do veículo

Mês do licenciamento

1 e 2

Julho

3 e 4

Agosto

5 e 6

Setembro

7 e 8

Outubro

9

Novembro

0

Dezembro

Calendário de licenciamento para os veículos registrados como caminhão e trator:

Final da placa do veículo

Mês do licenciamento

1 e 2

Setembro

3, 4 e 5

Outubro

6, 7 e 8

Novembro

9 e 0

Dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.