Zema diz que é favorável a federalizar estatais após reunião com Lula e Haddad

Desde 2023 se discute a federalização da Copasa, Cemig e Codemig para solucionar dívida de MG com a União

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Victor Borges
Brasília | Reuters

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quarta-feira (6) que é favorável à federalização de empresas estatais e demais medidas para solucionar a questão da dívida do estado com a União, mas afirmou que cabe à área econômica do governo federal analisar a viabilidade da proposta.

"O Ministério da Fazenda é o credor, ele que vai avaliar se a federalização é boa para o governo federal. Sou favorável a toda medida que venha a equacionar a dívida de Minas Gerais. Se for necessário, nós avançarmos nessa questão, o estado não vai se opor", disse Zema em entrevista a jornalistas após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Os quatro estão sentados em bancada e vestem terno e gravata; há uma bandeira do Brasil ao fundo
O governador Romeu Zema, o ministro Rui Costa, Lula e Fernando Haddad durante reunião nesta quarta (6), em Brasília - Ricardo Stuckert/Divulgação

Zema porém afirmou ser necessária uma análise mais aprofundada sobre o valor das empresas antes de seguir com as propostas e também defendeu que as companhias se tornassem empresas com capital pulverizado antes da federalização, como forma de aumentar o valor das mesmas ao fim do processo.

Desde o ano passado se discute a possibilidade da federalização de ativos estatais de Minas Gerais, incluindo as empresas Copasa, Cemig e Codemig.

A ideia seria que estatais mineiras de saneamento, energia e exploração de nióbio sejam utilizadas como forma de pagamento da dívida do estado com a União, em alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.