Descrição de chapéu Folhainvest

Bolsa registra queda puxada por Vale; dólar cai a R$ 5,04 após discurso de Powell

Mercado repercute dados de atividade nos EUA e discurso de Powell

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Bolsa brasileira registrou queda nesta terça-feira (3), revertendo parte dos ganhos da sessão anterior, sob pressão das ações da Vale, a empresa de maior peso do Ibovespa, e ainda afetada pela subida nos rendimentos dos títulos do Tesouro americano, os chamados "treasuries", que jogam contra a renda variável. O Ibovespa terminou o dia com recuo de 0,18%, aos 127.318 pontos.

No câmbio, o dólar começou o dia subindo, mas passou a cair após a divulgação de dados mais fracos sobre o setor de serviços dos EUA e um discurso do presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), Jerome Powell.

Uma pesquisa do Instituto de Gestão de Fornecimento mostrou que o crescimento do setor desacelerou ainda mais em março, enquanto uma medida dos preços pagos pelas empresas por insumos caiu para uma mínima de quatro anos, o que é um bom presságio para as perspectivas de inflação.

Já Powell voltou a afirmar que a autoridade monetária tem tempo para deliberar sobre seu primeiro corte nas taxas de juros do país, dada a força da economia e as leituras recentes de inflação elevada.

"As leituras recentes sobre ganhos de emprego e inflação ficaram acima do esperado. No entanto, os dados recentes não alteram substancialmente o quadro geral, que continua a ser de crescimento sólido, um mercado de trabalho forte, mas em reequilíbrio, e a inflação se aproximando de 2% em um caminho às vezes acidentado", disse o dirigente do Fed.

"Após a fala de Powell, os mercados chegaram a dar uma recuperada, trabalhar no campo positivo, mas ficou muito próximo do zero a zero. O mercado segue de olho no movimento dos treasuries [títulos do Tesouro americano] e dos juros, é isso que está ditando o movimento dos papéis", afirma Rodrigo Moliterno, chefe de renda variável da Veedha Investimentos.

Operador observa tela com flutuações do mercado financeiro na B3
Operador observa tela com flutuações do mercado financeiro na B3 - Amanda Perobelli/Reuters

Pela manhã, o dólar foi apoiado globalmente por dados que mostraram que a abertura de vagas no setor privado dos Estados Unidos superou as expectativas em março, apontando para a continuidade da força do mercado de trabalho e dando mais motivos para o Federal Reserve ser cauteloso na definição do início de seu afrouxamento monetário.

Foram abertas 184 mil vagas de emprego no setor privado no mês passado, depois de 155 mil em fevereiro em dado revisado, segundo relatório da ADP. Economistas consultados pela Reuters previam criação de 148 mil vagas no mês passado.

O dado da ADP, desenvolvido em conjunto com o Laboratório de Economia Digital de Stanford, foi publicado antes da divulgação, na sexta-feira, do relatório mais abrangente de empregos do Departamento do Trabalho, referente a março.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.