Descrição de chapéu banco digital Pix

Banco do Brasil e C6 Bank têm instabilidade no sistema Pix nesta sexta (5)

C6 afirma ter normalizado o serviço no início da tarde, enquanto aplicativo do BB segue instável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os aplicativos do Banco do Brasil e do C6 Bank apresentaram instabilidades nesta sexta-feira (5), com clientes de ambos os bancos relatando problemas com o sistema Pix.

As queixas são similares. Usuários do Banco do Brasil alegam que as transferências instantâneas realizadas na plataforma não estão sendo processadas, outros dizem que o aplicativo está fora do ar.

No C6, o Pix não chegava ao destinatário, ainda que o valor tenha sido debitado da conta de origem. Clientes ainda diziam que pagamentos de salário, programados justamente para cair neste quinto dia útil do mês, não apareceram no saldo, e que a área Pix tinha sido removida da tela inicial do aplicativo.

O sistema do C6 foi normalizado no início da tarde. No Banco do Brasil, os problemas ainda persistem.

Sistema de pagamentos instantâneos ficou fora do ar para ambos os bancos nesta sexta (5) - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix é regulado pelo Banco Central. A autoridade monetária afirma que o sistema está funcionando normalmente e que "não se manifesta sobre instituições individuais".

De acordo com o DownDetector, ferramenta de monitoramento de serviços online, os problemas com ambos os bancos começaram pela manhã. O Banco do Brasil começou a ficar instável por volta das 11h da manhã, com o pico de reclamações ocorrendo às 12h30. No C6, as queixas começaram às 8h50, e o pico foi atingido às 10h30.

"Pix em processamento. Preciso enviar o valor com urgência. Mais alguém enfrentando problemas com
@BancodoBrasil?", escreveu uma usuária do X, ex-Twitter, enquanto outra relata que a instabilidade é recorrente.

"Cadê meu dinheiro, @C6Bank?! Pix feito às 10h07 e não recebido até agora [11h13]! 5° dia útil, todo mundo com contas vencendo hoje e cadê a grana pra quitar os compromissos?", escreveu um cliente do banco digital no X.

Na rede social, clientes relatam também que os canais de atendimento estão indisponíveis.

O perfil oficial do C6 Bank no X tem respondido usuários com uma mensagem padrão: "Já estamos trabalhando para que os serviços fiquem disponíveis. Por favor, tente verificar novamente mais tarde."

Procurado pela Folha, o C6 disse que algumas funções do aplicativo ficaram instáveis nesta manhã, mas que a situação já foi normalizada para a maior parte dos clientes.

"Apenas o envio de Pix apresenta intermitências no momento – e para pequena parcela dos usuários. As equipes do banco estão trabalhando para solucionar a instabilidade o mais rápido possível. Todos os demais produtos e serviços do app funcionam normalmente", afirma a nota oficial.

Já o Banco do Brasil disse ter identificado instabilidades no login do app e no Pix no início da tarde e "trabalha para o pleno restabelecimento das funcionalidades".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.