Carros elétricos no Brasil: Mercedes EQA tem desempenho melhor que equivalente a combustão

Modelo a bateria foi um segundo mais rápido que 'irmão' com motor a gasolina

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São Paulo

O Mercedes EQA 250 (190 cv) é mais ágil que o GLA 200, versão com motor 1.3 turbo a gasolina (163 cv). A potência extra compensou a diferença de peso: são cerca de 500 quilos acrescentados ao elétrico, principalmente, pelas baterias.

O EQA foi um segundo mais rápido na prova de aceleração do zero aos 100 km/h. Na retomada, a vantagem também foi de um segundo na comparação com o GLA.

Mercedes EQA
Mercedes EQA 250 tem motor elétrico com 190 cv de potência - Divulgação

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Mercedes EQA 250

Preço: R$ 480,9 mil (fevereiro/2024)
Motor: elétrico, traseiro
Potência: 190 cv
Torque: 39,3 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 66,5 kWh
Pneus: 235/50 R19
Peso: 2.040 kg
Porta-malas: 340 litros
Comprimento: 4,46 m
Largura: 1,83 m
Altura: 1,61 m
Entre-eixos: 2,73 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 8,4
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 5,8
Frenagem: (80 km/h a 0): 42,1 m
Consumo urbano (kW/100 km): 20,9
Consumo rodoviário (kW/100 km): 22,2

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

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