Carros elétricos no Brasil: Mustang Mach-E se distancia do cupê em forma e proposta

SUV médio tem desempenho equivalente à opção clássica movida a gasolina

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São Paulo

A Ford transformou o nome Mustang em uma marca própria, que não se restringe a esportivos com carroceria cupê e duas portas. O primeiro lançamento dessa nova estratégia é 100% elétrico.

O SUV Mach-E tem um motor em cada eixo, o que garante potência e tração integral. Nos números de desempenho, é tão rápido quanto o clássico Mach 1, equipado com um enorme motor V8 a gasolina.

Especial Carros Elétricos no Brasil
Mustang Mach-E é primeiro carro elétrico da Ford à venda no Brasil - Divulgação

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Preço: R$ 486 mil (março/2024)
Motor: Dois elétricos, dianteiro e traseiro
Potência: 487 cv
Torque: 87,7 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 91 kWh
Pneus: 245/45 R20
Peso: 2.281 kg
Porta-malas: 139 litros na frente, 402 litros atrás
Comprimento: 4,74 m
Largura: 1,93 m
Altura: 1,61 m
Entre-eixos: 2,98 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 4,2
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 3,5
Consumo urbano (kW/100 km): 22,5
Consumo rodoviário (kW/100 km): 22,1

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

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