Carros elétricos no Brasil: Peugeot e-208 tem estilo esportivo

Hatch compacto passou por mudanças no mercado europeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro elétrico da Peugeot no Brasil foi lançado em setembro de 2021. O desenho é basicamente o mesmo das versões com motorização flex, mas o modelo a bateria tem apelo mais esportivo –o que justifica a sigla GT.

Na Europa, o hatch passou por modificações na linha 2024. Contudo, a marca francesa (que hoje faz parte do grupo Stellantis) ainda não confirmou a chegada dessa opção atualizada ao mercado brasileiro.

Peugeot 208 e-GT
Peugeot e-208 GT tem motor elétrico com 136 cv de potência - Divulgação

Veja os resultados dos testes de desempenho e consumo feitos pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Peugeot e-208 GT

Preço: R$ 235.990 (fevereiro/2024)
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 136 cv
Torque: 26,5 kgfm
Transmissão: câmbio de marcha única
Bateria: íon-lítio, 50 kWh
Pneus: 205/45 R17
Peso: 1.539 kg
Porta-malas: 265 litros
Comprimento: 4,06 m
Largura: 1,74 m
Altura: 1,45 m
Entre-eixos: 2,54 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 8,9
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 6,8
Consumo urbano (kW/100 km): 20,5
Consumo rodoviário (kW/100 km): 21,3

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

A Folha testou 30 carros elétricos em parceria com o Instituto Mauá; confira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.