Cervejaria Kirin compra empresa de cosméticos por US$ 1,4 bilhão

Marca busca reduzir dependência da cerveja para obter receitas enquanto governo do Japão desencoraja consumo de álcool

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Akemi Terukina Go Onomitsu
Bloomberg

A Kirin Holdings vai comprar a marca japonesa de cuidados com a pele e cosméticos Fancl por cerca de 220 bilhões de ienes (US$ 1,39 bilhão) como parte de um esforço para reduzir sua dependência da cerveja.

A cervejaria japonesa fez uma oferta de 2.690 ienes por ação —um prêmio de 40% sobre o preço de fechamento da Fancl de 1.916,5 ienes na terça-feira (11), um dia antes da proposta ser feita— para adquirir os dois terços das ações que ainda não possui. É um prêmio de 43% sobre o preço de fechamento da Fancl de quinta-feira (13).

A aquisição permitirá mais "medidas flexíveis e drásticas" para integrar as duas empresas e maximizar seus valores corporativos, disse a Kirin em comunicado.

Engradados da marca de cerveja japonesa Kirin em fábrica de Yokohama
Engradados da marca de cerveja japonesa Kirin em fábrica de Yokohama - Issei Kato/Reuters

A Kirin também comprou a fabricante australiana de vitaminas Blackmores por cerca de 170 bilhões de ienes no ano passado, à medida que a pressão para diversificar seus negócios se intensifica.

A empresa estabeleceu uma meta de 500 bilhões de ienes em receitas anuais na área de saúde, com o segmento contribuindo com cerca de um quinto da receita total.

As empresas de bebidas alcoólicas do Japão estão tentando depender menos de seus produtos originais para receita, à medida que o governo faz esforços para desencorajar o consumo prejudicial de álcool.

A concorrente da Kirin e maior produtora de cerveja do Japão, a Asahi Group Holdings, planeja que bebidas com baixo e nenhum teor alcoólico representem 20% de seu volume total até 2030.

A Kirin desenvolveu chás e iogurtes com ingredientes que aumentam a imunidade, bem como suplementos para questões de saúde como sono e gordura corporal.

Outras empresas também estão considerando uma mudança em direção a saúde e bem-estar, com a Fujifilm, conhecida por seu negócio de fotografia, fabricando dispositivos de exame médico a partir de sua experiência com filmes.

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