Descrição de chapéu Energia Limpa

Copersucar e Geo anunciam parceria para produção de SAF a partir de biogás

SAF, ou Combustível de Aviação Sustentável, é visto como solução para aviação comercial descarbonizar suas operações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roberto Samora
São Paulo | Reuters

A Copersucar e a Geo bio gas&carbon anunciaram nesta quinta-feira (27) a assinatura de um memorando de entendimento com o objetivo de desenvolver tecnologia para conversão de biogás em SAF (Combustível de Aviação Sustentável), segundo comunicado.

Combinando a escala da Copersucar, gigante do setor de açúcar e etanol, com a experiência em tecnologia de produção de biogás/biometano da Geo, o acordo pretende viabilizar a produção de SAF em larga escala no Brasil nos próximos anos, afirmaram as empresas.

O SAF é visto como solução para a aviação comercial descarbonizar suas operações.

Tubulacao na usina de captacao de biogas em Paulínia. - Eduardo Knapp/Folhapress

"Como parte da parceria, as empresas vão construir uma planta piloto de demonstração comercial com previsão de início da operação em 2025", afirmaram.

"O projeto para a produção de SAF a partir de biogás/biometano empregará a rota GTL (Gás-para-Líquido ) utilizando a tecnologia de Fischer-Tropsch, processo químico para produção de hidrocarbonetos líquidos verdes a partir de gás de síntese."

Segundo o comunicado, o SAF produzido a partir do biogás/biometano é um produto de alto valor agregado, baixa pegada de carbono e amplia ainda mais o uso da cana-de-açúcar como fonte de energia renovável.

"Essa parceria pode representar uma nova avenida de crescimento para o ecossistema Copersucar, alinhada à nossa estratégia de prover soluções em escala para a transição energética", disse o presidente da Copersucar, Tomás Manzano, em nota.

Para o CEO da Geo, Alessandro Gardemann, "as rotas de produção de biogás a partir de resíduos orgânicos são importantes para posicionar o Brasil como produtor e exportador de combustíveis avançados com valor agregado".

Ele disse que a unidade "já irá nascer com as bases prontas para elevar de maneira rápida a produção ao nível de escala industrial".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.