Descrição de chapéu Vida Pública

Oscar do serviço público reconhece projetos que vão de proteção a vítimas de violência à formação de líderes

Na sexta edição, premiação reconheceu iniciativas de profissionais públicos em áreas como saúde e educação e contou com a presença da ministra Esther Dweck

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A sexta edição do Prêmio Espírito Público reconheceu projetos liderados por servidores em sete áreas diferentes, de programas que formam líderes para setor público federal até iniciativas para atender vítimas de violência doméstica e sexual.

O evento contou com a presença da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que participou da apresentação da cerimônia.

"Sabemos que a gestão é feita inovando a forma de fazer o trabalho, e quem faz a inovação no dia a dia são os servidores", disse. "No nosso Concurso Nacional Unificado, um dos objetivos é justamente trazer o espírito público, de agir com coragem e iniciativa em uma transformação da administração pública que reflita na sociedade."

Tres mulheres usam vestidos coloridos e seguram flores
Finalistas da categoria de saúde participam do prêmio espírito público - Douglas Schineidr

A premiação é realizada pela Parceria Vamos, formada pelo Instituto República.org, Fundação Lemann e Instituto humanize. Cada projeto vencedor receberá uma quantia em dinheiro no valor bruto de R$ 10 mil.

A premiação ocorreu no teatro Rival, no centro do Rio, e teve a atriz Nathalia Cruz como mestre de cerimônias. Ao fim do evento, o ator Carmo Dalla Vecchia apresentou uma homenagem ao Rio Grande do Sul, que teve a maior mobilização de servidores na história do país.

"Nossa expectativa é que o prêmio se torne o Oscar do serviço público. Precisamos criar uma cultura de reconhecimento em torno do setor, e a oportunidade do prêmio é essa", disse Guilherme Coelho, fundador da República.org.

A Sala Lilás de Campo Grande, de servidoras do Rio de Janeiro, ganhou na categoria Saúde. O projeto implementou uma espaço específico no Instituto Médico Legal para melhorar o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

Na mesma cidade, o Prontuário Carioca de Saúde Mental venceu na categoria de Gestão e Planejamento, para melhorar a coleta de dados e substituindo os prontuários físicos por digitais na Rede de Atenção Psicossocial.

Em gestão de pessoas, o ganhador foi o LideraGOV, projeto do Ministério da Gestão em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública). A iniciativa seleciona e forma servidores públicos do setor federal, considerando também, diversidade de raça e gênero.

O Nas Ramas da Esperança, do servidor Erbs Cintra de Souza, foi vencedor na categoria de desenvolvimento social. O projeto usa técnicas para fortalecer alimentos e combater a fome em Pernambuco.

Outro ganhador foi o projeto Educação que Transforma, que é um conjunto de ações para combater a evasão e baixa frequência e promover o acompanhamento de alunos. O projeto de Diego Calegari, secretário de Educação de Joinville (SC), venceu na categoria de mesmo nome.

Tres pessoas recebem o premio e seguram flores
A ministra Esther Dweck, de Gestão e Inovação, fez uma apresentação inicial no prêmio - Douglas Schineidr

Já na categoria de promoção da saúde mental de adolescentes, o vencedor foi o RAP da Saúde, dedicado a capacitar jovens para que eles se tornem promotores de autocuidado e vida saudável. O projeto é de Marcio Alexandre Baptista, servidor da secretaria de Saúde do Rio, e já realizou 13 mil ações educativas, com 178 jovens atuando em 33 unidades de saúde.

O último vencedor da noite foi o REFLORA, que teve a servidora Rafaela Campostrini Forzza como representante. A iniciativa resgatou espécies de flora brasileira que estavam depositados em herbáreos estrangeiros, e catalogou 46.975 plantas nativas em uma plataforma online.

Foram seis categorias no Prêmio Espírito Público: Desenvolvimento Social, Educação, Gestão de Pessoas, Gestão e Planejamento, Meio Ambiente e Emergência Climática, Saúde e Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.