Descrição de chapéu Argentina

Mercado Livre denuncia 36 bancos da Argentina por prática de cartel

Empresa diz que bancos impulsionam a carteira digital Mono, rival do Mercado Pago, e ferem lei da concorrência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires | AFP

A empresa de comércio eletrônico Mercado Livre apresentou nesta segunda-feira (26) uma denúncia contra 36 bancos da Argentina, seu país-sede, por cartel.

"Mercado Livre apresentou à Comissão Nacional de Defesa da Concorrência (CNDC) uma denúncia contra os principais bancos da Argentina por concentração proibida, cartelização e práticas coordenadas destinadas a prejudicar a indústria fintech e seus usuários", diz um comunicado da empresa divulgado pela imprensa local.

Caixa do mercado livre na esteira em um centro de distribuição
Empresa acusa 36 bancos da Argentina de formarem cartel - Vinicius Stasolla/Divulgação

A companhia, dona da carteira virtual Mercado Pago, argumenta que sua concorrente, a carteira digital chamada Modo, impulsionada em conjunto por mais de 30 bancos, infringe a lei de defesa da concorrência na Argentina, já que "nunca notificou nem solicitou autorização à CNDC para operar de forma conjunta."

"Os 36 bancos que fazem parte da carteira Modo formam um cartel para evitar competir entre si com suas próprias carteiras virtuais", aponta o comunicado.

Em maio, os bancos que compõem o Modo haviam denunciado o Mercado Livre à CNDC por práticas anticompetitivas.

Naquele momento, os bancos haviam afirmado que "as condutas abusivas do Mercado Livre" geravam "efeitos negativos para o mercado, maximizando desproporcionalmente seus lucros às custas de contrair a oferta de valor para os usuários pela falta de concorrência".

A empresa de comércio eletrônico conta ainda com benefícios fiscais na Argentina, já que, segundo dados da própria empresa, recebe aproximadamente US$ 100 milhões anuais em isenções fiscais como parte da lei de promoção da economia do conhecimento.

Mercado Livre, que é atualmente a empresa de maior valor de mercado da América Latina, conta com 60 mil empregados, começou como uma plataforma para a compra e venda de produtos e depois desenvolveu serviços financeiros como a carteira virtual Mercado Pago, muito popular na Argentina e no Uruguai.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.