Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2010 - 20h20

Megainvestidor Buffet diz que EUA deveriam cobrar mais impostos dos ricos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Os Estados Unidos deveriam cobrar impostos mais altos dos ricos, afirmou o bilionário Warren Buffett, terceira maior fortuna mundial, em uma palestra sobre as mulheres mais poderosas, organizada pela revista "Fortune" nesta terça-feira em Washington.

"Será necessário cerca de 20% do PIB [Produto Interno Bruto] para financiar tudo o que acreditamos termos direito de ter nesse país, e ninguém vai nos dar esse dinheiro", declarou Buffett, um dos poucos homens convidados à conferência.

"Se não tirarem [dinheiro] de pessoas como eu, não conseguirão tirar de quem serve comida", declarou o bilionário, que prometeu destinar a quase totalidade de sua fortuna a obras de caridade.

Graças às reduções de impostos acordadas aos contribuintes mais ricos pelo ex-presidente George W. Bush, Warren Buffett afirma ser a pessoa que paga menos impostos proporcionalmente em sua empresa, menos que sua secretária e que sua empregada doméstica.

"Pago, proporcionalmente, uma taxa mais baixa que a empregada doméstica, o sistema não deveria funcionar assim", completou Buffett, presidente executivo do grupo investidor Berkshire Hathaway.

O tema da prolongação das isenções aos mais ricos está no centro do debate eleitoral na campanha para as legislativas de metade de mandato nos Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página