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27/10/2010 - 05h00

Top of Mind: Pesquisa reflete mudanças do país

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ALESSANDRO JANONI
DIRETOR DE PESQUISAS DO DATAFOLHA

Um dos maiores desafi os dos profi ssionais de comunicação e do mercado publicitário no Brasil atualmente é a compreensão dos códigos e valores dos novos consumidores do país. O acesso recente de diferentes classes a itens de conforto, bens de consumo, informação e serviços tem moldado a produção em diversos setores, especialmente em pesquisa.

Se essa tendência hoje é condição fundamental para a sobrevivência não só de produtos como também de marcas, a proposta feita há 20 anos de um estudo sobre o assunto que contemplasse todos os segmentos da população e com abrangência nacional assustava pelo tamanho da empreitada e pelo seu pioneirismo.

A pesquisa Top of Mind do Datafolha foi idealizada para democratizar uma ferramenta que até então era restrita ao mundo corporativo, desenvolvida em nichos específicos de mercado e com abordagem limitada tanto em termos socioeconômicos
quanto geográfi cos. A regra no mercado é a de focar classes A e B nas maiores capitais do país.

Ao expandir o alcance do levantamento para a população adulta em todo o território nacional e tornar público seus resultados, o Datafolha e a Folha instituíram um parâmetro valioso que reflete as mudanças que ocorreram nos cenários econômico, social, tecnológico e de mercado do Brasil nos últimos 20 anos.

Como prova, tão importante quanto observar a dança das marcas em categorias dinâmicas no decorrer desse período, como cerveja, leite e celular, é relevante notar a queda no grau de desconhecimento dos brasileiros sobre o tema ao longo do tempo.

Para ilustrar, basta a leitura dos dados referentes à primeira pergunta feita pelo Datafolha no questionário. Em 1993, por exemplo, 25% dos brasileiros não conseguiam responder qual era a marca, de qualquer categoria, produto ou serviço que primeiro lhes vinha à cabeça. Entre 1996 e 2002, o desconhecimento caiu para taxas que variaram entre 9% e 13%. De 2002 até hoje, o índice não passou de 10% e chegou a ser de apenas 7% em 2007.

No mais, a pesquisa há anos subsidia agências, anunciantes e demais atores na composição de planejamento e estratégias de mercado. Do ciclo de vida de marcas ao cálculo de "brand equity", muitas são as análises possíveis. A marca Folha Top of Mind reúne tais conceitos -tem longevidade, agrega credibilidade aos que a detêm e pode refl etir não só o conhecimento do consumidor, como também sua condição de cidadão.

Ilustração Japs
Marcas mais lembradas pelos brasileiros em 2010, segundo pesquisa Datafolha
Marcas mais lembradas pelos brasileiros em 2010, segundo pesquisa Datafolha
 

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