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Top of Mind: Pesquisa reflete mudanças do país
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ALESSANDRO JANONI
DIRETOR DE PESQUISAS DO DATAFOLHA
Um dos maiores desafi os dos profi ssionais de comunicação e do mercado publicitário no Brasil atualmente é a compreensão dos códigos e valores dos novos consumidores do país. O acesso recente de diferentes classes a itens de conforto, bens de consumo, informação e serviços tem moldado a produção em diversos setores, especialmente em pesquisa.
Se essa tendência hoje é condição fundamental para a sobrevivência não só de produtos como também de marcas, a proposta feita há 20 anos de um estudo sobre o assunto que contemplasse todos os segmentos da população e com abrangência nacional assustava pelo tamanho da empreitada e pelo seu pioneirismo.
A pesquisa Top of Mind do Datafolha foi idealizada para democratizar uma ferramenta que até então era restrita ao mundo corporativo, desenvolvida em nichos específicos de mercado e com abordagem limitada tanto em termos socioeconômicos
quanto geográfi cos. A regra no mercado é a de focar classes A e B nas maiores capitais do país.
Ao expandir o alcance do levantamento para a população adulta em todo o território nacional e tornar público seus resultados, o Datafolha e a Folha instituíram um parâmetro valioso que reflete as mudanças que ocorreram nos cenários econômico, social, tecnológico e de mercado do Brasil nos últimos 20 anos.
Como prova, tão importante quanto observar a dança das marcas em categorias dinâmicas no decorrer desse período, como cerveja, leite e celular, é relevante notar a queda no grau de desconhecimento dos brasileiros sobre o tema ao longo do tempo.
Para ilustrar, basta a leitura dos dados referentes à primeira pergunta feita pelo Datafolha no questionário. Em 1993, por exemplo, 25% dos brasileiros não conseguiam responder qual era a marca, de qualquer categoria, produto ou serviço que primeiro lhes vinha à cabeça. Entre 1996 e 2002, o desconhecimento caiu para taxas que variaram entre 9% e 13%. De 2002 até hoje, o índice não passou de 10% e chegou a ser de apenas 7% em 2007.
No mais, a pesquisa há anos subsidia agências, anunciantes e demais atores na composição de planejamento e estratégias de mercado. Do ciclo de vida de marcas ao cálculo de "brand equity", muitas são as análises possíveis. A marca Folha Top of Mind reúne tais conceitos -tem longevidade, agrega credibilidade aos que a detêm e pode refl etir não só o conhecimento do consumidor, como também sua condição de cidadão.
Ilustração Japs | ||
Marcas mais lembradas pelos brasileiros em 2010, segundo pesquisa Datafolha |
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