Feira do Sebrae em São Paulo mostra ideias de negócio com baixo custo

Evento vai de sábado (5) a terça-feira (8) e deve receber 150 mil pessoas

Flávia G. Pinho
São Paulo

Com o tema empreender é para todos, a Feira do Empreendedor 2019, realizada pelo Sebrae-SP, que começa neste sábado (5), espera receber 150 mil pessoas no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo.

A organização propõe roteiros diferentes para quem já tem um empreendimento próprio ou ainda está na fase de planejamento. Quem estiver em busca de inspiração, vai encontrar 12 modelos de negócio.

Na seção de pizzaria, por exemplo, será possível conhecer todos os formatos de empresa disponíveis no mercado, do delivery ao atendimento à la carte, e conhecer as particularidades de cada um.

Já na parte de pet shop, serão mostrados quais são os serviços mais rentáveis, enquanto profissionais experientes darão dicas de cuidados com animais.

Também haverá modelos de negócio voltados para quem pretende empreender dentro de casa, como uma barbearia/salão e uma minifábrica de bolos.

“Teremos uma grande área de atendimento, onde colaboradores do Sebrae vão conversar sobre a proposta que o visitante trouxer, ou ajudá-lo a encontrar uma ideia”, diz Alexandre Robazza, gerente de relacionamento do Sebrae-SP.

Quem já tiver decidido em qual ramo investir poderá aprender como tirar a ideia do papel, da formalização da empresa até a obtenção de crédito, e encontrará cursos de capacitação de curta duração no estande do programa Empreenda Rápido, do governo do estado de São Paulo.

Há ainda espaço para negócios que exigem pouco capital, como as microfranquias. “Neste ano, o principal objetivo da feira é apresentar alternativas de baixo investimento”, diz Robazza.

Já quem transita pelo universo do empreendedorismo vai poder se aprimorar em oficinas e conhecer tendências do setor durante encontros com grandes empresas. Também será possível fechar contratos em rodadas de negócios e fazer contato com investidores-anjo. 

Vale a pena estudar o mapa do evento para fazer o tempo render. Haverá um setor reservado para startups, uma arena dedicada aos empreendimentos liderados por mulheres, painéis de discussão sobre negócios voltados para minorias, como refugiados e indígenas, e um estande que vai ensinar conceitos do empreendedorismo para as crianças.

Vai ter espaço para diversão também. Um simulador de voo de asa delta com narração tentará provocar nos visitantes reflexões sobre comportamento empreendedor.

Para completar, sete salas de jogos de escape vão desafiar o visitante a vencer os desafios do dia a dia de qualquer empreendedor.

A organização recomenda reservar ao menos dois dias para a visita. “A programação voltada para o compartilhamento de conteúdo, como as palestras e as rodas de conversa, é variada e toma tempo”, afirma Robazza.

Para facilitar a vida dos visitantes, o Sebrae-SP disponibiliza um aplicativo gratuito, que sugere a programação a partir do perfil da inscrição.


Feira do Empreendedor 2019
De sábado (5) a terça-feira (8), das 10h ás 20h, no Pavilhão de Exposições Anhembi (av. Olavo de Fontoura, 1.029, São Paulo). Gratuito. Informações: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.