Nome de técnica da NSA presa por vazar dados vira piada nos EUA

KRISTINE PHILLIPS
DO "WASHINGTON POST"

Adeus "covfefe".

A internet e os comediantes têm um novo fascínio. Seu nome é Reality Winner.

A jovem de 25 anos é acusada de vazar informação sigilosa para uma organização de notícias. Ela foi presa no sábado (3) pouco depois que o site Intercept postou uma versão editada de um documento da inteligência dos EUA que descreve os esforços do governo russo para piratear os funcionários das agências eleitorais do governo.

À parte a seriedade das acusações contra a contratada da Agência de Segurança Nacional, entretanto, a atenção também parece se concentrar em seu nome.

Todos os âncoras de programas de entrevistas na TV lançaram suas próprias piadas sobre o governo do presidente Donald Trump e a realidade [o nome Reality Winner em inglês significa "Vencedora da Realidade"].

No "Late Show" de Stephen Colbert na terça-feira (6)

"O nome da vazadora –e isto é verdade– é Reality Winner. Então é oficial. O governo Trump está em guerra com a realidade. [...] Reality Winner tinha autorização de segurança 'top secret' e trabalhava para uma firma de inteligência chamada Pluribus International Corporation. Assim, uma jovem espiã chamada Reality Winner roubou informações da Pluribus Corporation. Parece um filme de James Bond, o que, é claro, faz de Donald Trump... Dedo Pequeno! Kuá, kuá, kuá!"

Trevor Noah em "The Daily Show"

"... Trump deve ser uma das pessoas com mais sorte que existem, porque esse novo vazamento mostra que os militares russos realmente tentaram acessar o sistema eleitoral da Flórida. Mas não podemos nos concentrar nesses fatos. Porque Reality Winner! Brancos, vocês não podem mais caçoar dos nomes dos negros. Acabou. Porque os negros lhes deram um passe com Reince e Wolf, mas agora vocês estão tirando nomes do dicionário."

"Late Night with Seth Meyers"

"Reality Winner vazou informação sobre uma negadora da realidade para tentar influenciar a eleição para apoiar um âncora de TV-realidade que é afastado da realidade. Então agora o vencedor é o perdedor, e essa perdedora que ajudou esse perdedor a vencer é a vencedora, e essa é a nossa realidade!"

E Jimmy Fallon no "Tonight Show"

"A contratada pela ASN que vazou o documento é uma mulher chamada Reality Winner. Quando perguntaram a Trump se ele tinha algum contato com a vazadora, ele disse: 'Não, não tenho contato com a realidade'."

Nas redes sociais, Winner foi ao mesmo tempo condenada e elogiada. Muitos, porém, saltaram para o Twitter com trocadilhos, ideias para filmes e livros e GIFs.

Mas seriamente, como disse o colunista e apresentador de rádio conservador Ben Shapiro, "Até que ponto as coisas podem ficar mais bizarras?"

"A esfera. A dança da espada. Covfefe. Reality Winner. Até que ponto as coisas podem ficar mais bizarras antes que todos acordemos ao lado de Suzanne Pleshette?"

Tradução de LUIZ ROBERTO MENDES GONÇALVES

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.