Veja os principais ditadores depostos na África e os que seguem no poder

Alguns países do continente são liderados há décadas pelos mesmos governantes

São Paulo

Robert Mugabe, morto nesta sexta-feira (6), renunciou à Presidência do Zimbábue, em novembro de 2017 pondo fim a 37 anos de ditadura no país.

Com isso, ele se juntou a uma longa lista de líderes autoritários africanos que deixaram o poder, seja por meio de golpes, de assassinatos ou de revoltas populares.

Conheça abaixo alguns dos principais ditadores africanos depostos.


DITADORES AFRICANOS
Veja os principais líderes já depostos no continente

Hosni Mubarak - Egito (1981-2011)
Era vice do presidente Anwar Sadat, assassinado em 1981. Assumiu o poder e implementou uma ditadura militar marcada pela corrupção e pela repressão aos opositores. Foi forçado a renunciar em 2011, em meio aos protestos da Primavera Árabe que tomaram o Cairo.

Idi Amin - Uganda (1971-1979)
Assumiu após um golpe militar e liderou a mais sangrenta ditadura do continente. Estima-se que os mortos por seu regime cheguem a 500 mil. Fugiu do país durante a guerra com a Tanzânia, buscou refúgio na Líbia e depois na Arábia Saudita, onde morreu em 2003.

Hissène Habré - Chade (1982-1990)
Depôs o recém-eleito presidente Oueddei em 1982 e liderou um regime acusado de matar 40 mil opositores e torturar 200 mil pessoas em oito anos. Foi deposto pelo seu ex-comandante das Forças Armadas, Idriss Déby, que governa o Chade até hoje.

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo - Guiné Equatorial (desde 1979)
Derrubou o próprio tio, o ditador Francisco Macías Nguema, e implementou uma ditadura de partido único com um culto à própria personalidade; já indicou um filho como sucessor, mas diz não ter planos para deixar o poder.

Crédito: Wang Ying - 22.set.2017/Xinhua
O ditador de Camarões Paul Biya durante discurso na ONU

Paul Biya - Camarões (desde 1982)
Após substituir Ahmadou Ahidjo, seu aliado, como presidente, sofreu uma tentativa de golpe em 1984 que o fez aumentar a repressão contra a oposição e implementar uma ditadura que permanece até hoje.

Crédito: Thomas Mukoya - 18.fev.2011/Reuters
O ditador de Uganda Yoweri Museveni em foto de 2011

Yoweri Museveni - Uganda (desde 1986)
Virou presidente após participar de uma rebelião contra o então ditador Milton Obote.No início, chegou a tomar medidas de caráter democrático, mas desde 2005 fez reformas para consolidar o poder e reprimir a oposição.

 
Crédito: Chen Yichen - 28.ago.2017/Xinhua
Idriss Déby, ditador do Chade, durante conferência em Paris, na França

Idriss Déby - Chade (desde 1990)
Com apoio da Líbia de Muammar Gaddafi, comandou uma campanha militar que derrubou o então ditador Hissène Habré e implementou um regime autoritário, com eleições consideradas fraudulentas pela comunidade internacional.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.