Tempestade de neve atinge Europa e para Roma

Capital italiana ficou sem transporte devido ao frio; outros países também foram afetados

São Paulo e Roma | Associated Press e Reuters

Uma tempestade de neve atingiu a Europa nesta segunda-feira (26), obrigando transportes e serviços a pararem em Roma e em outras cidades do continente.

O frio, originado de uma tempestade do Ártico, levou muitos países a tomarem medidas de emergência. 

Na capital italiana, o Exército foi convocado para limpar as ruas, que tinham até 10 centímetros de neve. O principal aeroporto da cidade, Fiumicino, teve que operar com a capacidade reduzida e o segundo, Ciampino, foi fechado. 

O transporte público também teve que ser paralisado e as escolas permaneceram fechadas.

Roma não costuma ter onda de frios tão intenso. Foi a mais forte nevasca a atingir a cidade em seis anos e a maior em décadas no fim de fevereiro, quando as temperaturas tradicionalmente já subiram um pouco. 

O frio, porém, fez a alegria de padres no Vaticano, com diversos religiosos brincando com bolas de neve na praça de São Pedro. 

Em outros países, a tempestade de neve também causou problemas, incluindo na Rússia e na Alemanha, onde as temperaturas caíram abaixo dos -20ºC, um recorde para este inverno. 

No Reino Unido, o serviço de trens foi afetado e alguns aeroportos estão operando com capacidade reduzida. 

O frio atingiu ainda o leste europeu, obrigando Romênia e Croácia a fecharem as escolas e a convocarem funcionários para ajudar nos serviços de emergência, enquanto a Bulgária registrou até 16 centímetros de neve. 

Devido a incerteza gerada pela tempestade, as diversas companhias aéreas que voam para os países da região pediram que os clientes com passagem entre segunda e sexta (2) fiquem atentos a possíveis atrasos e cancelamentos nos voos.  

Erramos: o texto foi alterado

Uma primeira versão da reportagem informava que Alemanha e Rússia tiveram temperatura abaixo de ​20ºC nesta segunda (26), quando o correto é abaixo de -20ºC. O texto foi corrigido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.