Governo Trump demite ex-número dois do FBI horas antes de sua aposentadoria

Andrew McCabe era visto por republicanos como um opositor da Casa Branca na polícia

O vice-diretor do FBI Andrew McCabe fala durante entrevista coletiva em Washington; ele foi demitido nesta sexta-feira (16) pelo secretário de Justiça, Jeff Sessions
O vice-diretor do FBI Andrew McCabe fala durante entrevista coletiva em Washington; ele foi demitido nesta sexta-feira (16) pelo secretário de Justiça, Jeff Sessions - Jim Watson - 13.jul.2017/AFP
Estelita Hass Carazzai
Washington

O ex-vice-diretor do FBI Andrew McCabe foi demitido na noite desta sexta (16) pelo governo de Donald Trumppoucas horas antes de deixar o cargo para se aposentar.

A decisão, que foi motivada por vazamentos desautorizados de informações à imprensa, segundo o Departamento de Justiça, pode influenciar negativamente a pensão a ser recebida pelo servidor.

McCabe havia anunciado sua aposentadoria no início do ano, depois de uma queda de braço com a administração. Ele deixaria a função pública nesta segunda (19).

O antigo número dois do FBI (equivalente à polícia federal americana) é um dos personagens centrais nas suspeitas de obstrução de justiça pelo presidente Donald Trump, durante a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016.

No ano passado, quando assumiu interinamente a chefia do FBI, McCabe foi questionado por Trump em quem havia votado nas eleições presidenciais, segundo relatos da imprensa. 

O investigador é visto por alguns republicanos como um opositor da Casa Branca. Ele era considerado o braço direito de James Comey, diretor do FBI que foi demitido por Trump, no ano passado. Sua mulher foi candidata ao Senado pelo partido democrata há dois anos, e recebeu milhares de dólares em doações de um aliado próximo de Hillary Clinton.

Trump já tinha criticado o fato em redes sociais e sugerido que McCabe fosse substituído no comando da investigação do FBI sobre os e-mails de Hillaryque usou um servidor particular para tratar de assuntos oficiais, na época em que foi secretária de Estado.

Foi essa investigação que motivou a demissão do servidor, de acordo com o Departamento de Justiça. A conduta de McCabe no caso era alvo de apuração do inspetor geral, uma espécie de corregedor do Departamento de Justiça, que concluiu que ele vazou informações sobre o caso para a imprensa e mentiu ao falar sobre o fato. O relatório foi concluído no início do mês. 

Declarações

Neste sábado (17), à tarde, o ex-vice-diretor do FBI fez declarações sobre sua demissão. E, logo depois, foi alvo de comentários do presidente Donald Trump.

"Eu estou sendo identificado e tratado dessa maneira por causa do papel que desempenhava, das ações que tomei e dos eventos que testemunhei na saída de James Comey", disse McCabe.

"Este ataque à minha credibilidade é uma parte de um esforço maior... para contaminar os profissionais do FBI, da aplicação da lei e da inteligência em geral".

À noite foi a vez de Trump, que comemorou a demissão de McCabe no Twitter.

O presidente dos EUA disse: "Andrew McCabe demitido, um ótimo dia para os homens e mulheres do FBI -um ótimo dia para a democracia". E aproveitou para ironizar: "... James Comey era seu chefe e fez McCabe parecer um coroinha. Ele sabia tudo sobre as mentiras e a corrupção nos mais altos níveis do FBI!".  

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.