Negociadora com Cuba, Roberta Jacobson deixa diplomacia dos EUA

Com saída, Departamento de Estado perde terceiro diplomata especialista na região em um mês

A atual embaixadora dos Estados Unidos no México, Roberta Jacobson, participa de cerimônia no país latino-americano
A atual embaixadora dos Estados Unidos no México, Roberta Jacobson, participa de cerimônia no país latino-americano - Rebecca Blackwell - 13.fev.2018/Associated Press
Cidade do México e Washington | AFP e Associated Press

O Departamento de Estado americano sofreu nova baixa nesta quinta-feira (1º) com o anúncio da saída de Roberta Jacobson, ex-vice-secretária de Estado para o Hemisfério Ocidental e que hoje é embaixadora no México.

“Depois de mais de 31 anos de serviço ao governo americano, tomei a difícil decisão de que este é o momento certo de partir em busca de novos desafios e oportunidades”, disse a diplomata, que deixará o cargo em 5 de maio.

O anúncio foi feito em uma carta aos colegas. “Essa decisão foi ainda mais difícil devido a minha profunda crença na importância das relações entre Estados Unidos e México e no conhecimento de que este é um momento crucial.”

Segundo o vice-secretário de Estado para Diplomacia Pública e Relações Públicas, Steve Goldstein, Jacobson avisou suas intenções de sair ao secretário de Estado, Rex Tillerson, quando ele visitou a Cidade do México, em janeiro.

O México informou que o agrément (permissão diplomática) do substituto foi concedido na segunda (26). Membros da Casa Branca afirmaram à Associated Press que se trata do texano Ed Whitacre, ex-presidente da General Motors.

Jacobson começou no Departamento de Estado em 1988 e, no ano seguinte, tornou-se diplomata do escritório para o Hemisfério Ocidental, responsável pelas relações dos americanos com os outros países das Américas.

Foi diretora do Departamento de Assuntos Mexicanos de 2002 a 2007, no governo do republicano George W. Bush, e de assuntos de Canadá, México e Nafta (Tratado de Livre Comércio da América do Norte) na sequência.

Em 2011, segundo ano do democrata Barack Obama, tornou-se vice-secretária para o Hemisfério Ocidental. Foi a negociadora-chefe da retomada das relações com Cuba e organizou a visita do presidente à ilha, em 2015.

No ano seguinte foi nomeada por Obama para a embaixada na Cidade do México, onde se manteve mesmo depois da posse do republicano Donald Trump, que assumiu com atritos com o governo do país latino-americano.

Na semana passada, o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, cancelou pela segunda vez a visita à Casa Branca após Trump insistir em manter sua promessa de campanha de fazer o vizinho pagar pelo muro na fronteira.

A renúncia de Jacobson se segue à saída de outros diplomatas qualificados do Departamento de Estado. No início de fevereiro, outro especialista em Américas, o ex-embaixador no Brasil Thomas Shannon, anunciou a aposentadoria.

Também vão deixar a diplomacia americana Joseph Yun, enviado especial para a Coreia do Norte, e John Feeley, embaixador no Panamá e ex-diretor do Departamento de Estado para a América Central e o Caribe.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.