Carles Puigdemont planeja retorno para Bélgica

Ex-presidente catalão diz que permanecerá na Alemanha à espera de decisão sobre extradição

O ex-presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, durante coletiva de imprensa neste sábado (7), em Berlim - Hannibal Hanschke/Reuters
Berlim | Reuters

O ex-presidente catalão Carles Puigdemont disse neste sábado (7) que permanecerá em Berlim enquanto um tribunal alemão considera a possibilidade de extraditá-lo para a Espanha sob a acusação de uso indevido de fundos públicos, mas ele espera retornar para a Bélgica.

Um tribunal alemão decidiu na quinta-feira (5) deixar Puigdemont em liberdade enquanto estuda o pedido para extraditá-lo a Madri. A fiança foi estipulada em um valor equivalente a R$ 300 mil.

Contrariando expectativa da Espanha, o tribunal decidiu não considerar o crime de rebelião, previsto pela lei espanhola, como equivalente ao de alta traição, existente no código alemão.

A Alemanha vai estudar a extradição com base na acusação espanhola de uso irregular de fundos públicos --crime semelhante ao de corrupção, na legislação alemã.

"Meu desejo é retornar à Bélgica. Mas somente depois do fim do processo aqui na Alemanha, não antes", disse ele a repórteres em Berlim.

"Meu plano é permanecer, claro, em Berlim. É a minha residência agora até o final deste processo".

Por exigência da Justiça alemã, Puigdemont precisa se apresentar às autoridades uma vez por semana e não pode deixar a Alemanha sem autorização expressa dos procuradores.

Puigdemont, que fugiu da Espanha há cinco meses para a Bélgica depois que a declaração de independência de sua administração da Espanha levou Madri a assumir o controle direto do governo regional, foi preso no mês passado por um mandado emitido pela Espanha quando ele entrou na Alemanha.

O governo espanhol disse que respeitaria a decisão do tribunal alemão. Mas a Suprema Corte da Espanha disse nesta sexta-feira (6) que está considerando a possibilidade de consultar a Corte Europeia de Justiça, sem dar maiores detalhes.

A Suprema Corte da Espanha reativou mandados de prisão internacionais no mês passado para Puigdemont e quatro outros políticos catalães que entraram no exílio autoimposto no ano passado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.