Muda plantada por Macron e Trump na Casa Branca é retirada para tratamento

Árvore, que tem parasitas, "está bem" e será replantada, segundo comunicado

Washington | Reuters

O presidente francês Emmanuel Macron celebrou a relação especial entre os Estados Unidos e a França durante sua visita de Estado a Washington na semana passada plantando uma árvore com Donald Trump nos jardins da Casa Branca.

A árvore, um carvalho, símbolo da resiliente relação entre os dois países, agora foi removida —ao menos temporariamente.

Após fotojornalistas notarem o desaparecimento da muda —trazida por Macron da floresta de Belleau, onde 2.000 soldados dos EUA morreram em batalha na Primeira Guerra (1914-18)— o governo Trump revelou seu paradeiro e encerrou o mistério.

A árvore foi posta em quarentena pouco após ser transplantada. O problema: tinha parasitas que poderiam contaminar o jardim da Casa Branca.

Gramado na Casa Branca onde foi plantada a árvore por Macron e Trump, agora sem a planta; a mancha amarela indica o local da plantação
Gramado na Casa Branca onde foi plantada a árvore por Macron e Trump, agora sem a planta; a mancha amarela indica o local da plantação - Yuri Gripas - 28.abr.2018/Reuters

"Foi um favor prestado por Trump à França plantá-la no dia da visita do presidente [Macron]", disse um representante do gabinete do francês, que acrescentou que a árvore "está indo muito bem".

Ela será replantada após o tratamento, afirmou o governo dos EUA.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.