Irlandeses votam por legalizar o aborto em referendo histórico

Apoio ao 'sim' no país de maioria católica surpreendeu, com 66% dos votos pela liberação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulheres comemoram o resultado do referendo de ontem sobre a liberalização da lei do aborto, em Dublin - Max Rossi/Reuters
Dublin | The New York Times e Associated Press

A Irlanda decidiu derrubar uma das leis mais restritivas ao aborto do mundo, em um referendo histórico em um país de maioria católica.

O percentual de votos pela legalização do procedimento surpreendeu: o "sim" totalizou mais de 66% dos votos, com comparecimento de cerca de 64%. Antes da votação nesta sexta (25), pesquisas indicavam que o "sim" poderia vencer por pequena margem, mas havia dúvidas quanto à precisão das sondagens

O primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar vota no referendo sobre a liberalização do aborto - Max Rossi/Reuters

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, disse que o resultado mostrava uma "revolução silenciosa". "O povo falou. As pessoas decidiram que queremos uma constituição moderna para um país moderno, que confiamos nas mulheres e que as respeitamos o suficiente para tomar a decisão certa sobre sua saúde", disse o líder, que fez campanha pela legalização do aborto.

A Constituição irlandesa, de 1983, bania o procedimento e obrigava as autoridades a considerar a vida da mãe e a vida do feto com o mesmo peso sob a lei. As penas para quem fizesse aborto chegavam a 14 anos de prisão.

Uma das razões pelas quais a Irlanda tinha leis tão restritivas é a influência da Igreja Católica, que, no entanto, tem se diluído nas últimas décadas. O país aprovou, em referendo realizado em 2015, o casamento homossexual; em 2017, Varadkar se tornou o primeiro premiê abertamente gay do país.

O primeiro-ministro disse que seu governo vai elaborar o projeto de lei para liberar o aborto e submetê-lo ao Parlamento nos próximos meses. O procedimento deve ser legalizado nas 12 primeiras semanas de gravidez.

Mulheres comemoram o resultado do referendo sobre a liberalização da lei do aborto, em Dublin - Clodagh Kilcoyne/Reuters

Grupos a favor da liberação do aborto comemoraram o resultado, que vem depois de mais de 30 anos de campanha. "É um dia monumental para as mulheres da Irlanda", disse Orla O'Connor, do grupo Together for Yes.

Já a vice-presidente de um dos maiores grupos antiaborto do país, Cora Sherlock, disse que era "um dia triste para a Irlanda".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.