Bombeiros controlam incêndio em região turística no sul de Portugal

Após uma semana e dezenas de feridos, moradores começam a voltar para suas casas em Monchique

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 
Monchique (Portugal) | AFP

Os bombeiros portugueses confirmaram nesta sexta-feira (10) que conseguiram controlar o incêndio que atingia há uma semana a região turística do Algarve (no sul do país), após o fogo deixar dezenas de feridos e destruir uma área semelhante à cidade de Campos do Jordão (em São Paulo).   

"Podemos dizer que este incêndio está controlado, mas os bombeiros continuam mobilizados", afirmou Patrícia Gaspar, porta-voz da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

"Temos que permanecer atentos para poder reagir ao retorno das chamas, que devem acontecer pontualmente", afirmou ele."O risco de incêndio ainda é elevado pelas condições meteorológicas desfavoráveis, com um aumento da temperatura e a baixa umidade do ar previstas para as próximas horas", completou.

 
 

Nesta sexta-feira, mais de 1.300 profissionais, com o apoio de quatro aeronaves, seguiam mobilizados na região.

As autoridades portuguesas já tinham anunciado na quinta-feira (9) à noite que a situação estava "globalmente estabilizada".

Isto permitiu o retorno progressivo dos moradores a suas residências.

Desde o início do incêndio na sexta-feira (3) nos arredores do município de Monchique (164 km ao sul de Lisboa), as chamas deixaram 41 feridos, um deles em estado grave, incluindo 22 bombeiros.

O incêndio em uma uma região com pinheiros e eucaliptos, altamente inflamáveis, destruiu quase 27.000 hectares, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.