Surto de ebola na República Democrática do Congo matou 33, estimam autoridades

Até agora, 879 pessoas que tiveram contato com pacientes com ebola foram identificados

Caixões são colocados para fora das casas próximo a Mangina, na República Democrática do Congo - Rashidi Kahongya - 2.ago.18/Reuters
Dacar | Reuters

Um surto de ebola anunciado nesta semana no leste da República Democrática do Congo matou ao menos 33 pessoas, estimou neste sábado (4) o Ministério da Saúde local.

Treze casos foram confirmados, incluindo três mortos, disse o ministério em uma nota, acrescentando porém que casos suspeitos foram detectados nas províncias de Kivu  Norte e Ituri. 

Três casos foram confirmados também em Beni, centro de comércio a cerca de 30 km do epicentro do surto, na cidade de Mabalako, e 70 km da fronteira com Uganda. 

O último surto foi anunciado uma semana depois que o governo do Congo declarou o fim de uma epidemia que deixou outros 33 mortos no noroeste do país. Autoridades de saúde afirmaram não ter evidências de que os dois surtos estejam conectados.

Até agora, 879 pessoas que tiveram contato com pacientes com ebola foram identificados. Devido à população densa e à presença de dezenas de milícias, localizar essas pessoas é difícil. 

Autoridades pretendem aplicar uma vacina fabricada pela farmacêutica Merck e que é creditada por ter ajudado a impedir o avanço do vírus depois que ele atingiu uma cidade portuária com elos de transporte com a capital, Kinshasa. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.