Descrição de chapéu Governo Trump

Trump acusa Google de manipular buscas e só mostrar notícias ruins sobre ele

Empresa nega, afirmando que objetivo é que usuários recebam as respostas mais relevantes em segundos

Washington | AFP e Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (28) que os resultados de busca do Google são manipulados porque a ferramenta só disponibiliza notícias negativas sobre ele. 

"Os resultados de busca do Google por 'notícias de Trump' mostram apenas a visualização/notícia da Mídia Notícias Falsas. Em outras palavras, são MANIPULADAS, para mim e para outros, de modo que quase todas as histórias e notícias são RUINS", afirmou o presidente em uma rede social.

O presidente Donald Trump em sua mesa na Casa Branca - Kevin Lamarque - 27.ago.18/Reuters

"A Falsa CNN é proeminente. A Mídia Justa Republicana/Conservadora é vetada. Ilegal?", questionou.

Segundo Trump, "96% dos resultados sobre 'Notícias de Trump' são de Mídia Nacional de Esquerda, muito perigoso".

"O Google e outros estão suprimindo vozes dos conservadores e escondendo informações e notícias que são boas. Eles estão controlando o que podemos e não podemos ver. É uma situação muito séria - e iremos lidar com ela!", acrescentou.

O Google rebateu a acusação do presidente.

"Quando usuários digitam buscas na ferramenta Google Busca, nosso objetivo é certificar que eles recebam as respostas mais relevantes em questão de segundos", afirmou a empresa em uma nota.

"A pesquisa não é usada para estabelecer uma agenda política e nós não manipulamos nossos resultados em direção a nenhuma ideologia política. Todos os anos, fazemos centenas de melhorias em nossos algoritmos para garantir que eles façam aparecer conteúdo de alta qualidade em resposta às pesquisas dos usuários. Nós continuamente trabalhamos para melhor o Google Busca e nunca classificamos os resultados para manipular sentimentos políticos." 

Trump tem atacado os gigantes das redes sociais nos últimos dias por supostamente censurar vozes conservadoras.

Uma pesquisa do Pew Research Center publicada em junho apontou que 43% dos americanos acreditam que as principais empresas de tecnologia apoiam opiniões dos liberais em detrimento das dos conservadores. Outros 72% aceitam a ideia de que as redes sociais censuram ativamente seus pontos de vistas opostos. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.