Descrição de chapéu Venezuela

Zapatero liga êxodo venezuelano a punições econômicas impostas pelos EUA

Ex-premiê da Espanha afirma em São Paulo que Maduro merece críticas, mas sanções atrapalham

Patrícia Campos Mello
São Paulo

O ex-primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero (2004-11), ligou nesta sexta-feira (14) o êxodo de centenas de milhares de venezuelanos nos últimos meses ao efeito das sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra o governo venezuelano.

“Consideremos momento da aplicação das sanções que bloquearam a Venezuela do Tesouro americano e vejam a relação que existe com o êxodo de tantos venezuelanos”, disse Zapatero, no seminário internacional Ameaças à democracia e a ordem multipolar, promovido pela Fundação Perseu Abramo.

Delcy Rodriguez, à esquerda, sorri para a câmera enquanto aperta a mão de josé luiz rodriguez zapatero, que também encara a câmera; atrás dos dois há um quadro e, ao lado dela, uma bandeira da Venezuela
O ex-premiê espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero (2004-11) é recebido em Caracas pela então chanceler Delcy Rodríguez - Juan Barreto-2.dez.2015AFP

“Devemos ser os mais críticos do mundo com o governo [do venezuelano Nicolás] Maduro, mas é uma injustiça tremenda que essas sanções econômicas estejam sendo pagas pelo povo”, disse Zapatero no seminário organizado pelo ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. 

Zapatero já intermediou negociações fracassadas entre o regime de Maduro e a oposição na República Dominicana. O ex-chefe do governo espanhol foi observador nas eleições venezuelanas de 20 de maio, não reconhecidas por muitos países, entre eles o Brasil.

Ele criticou o fato de muitos países estarem pressionando o regime Maduro e disse ser contraproducente.

“Quando vejo um país com problemas, me aproximo com a ideia de ajudar, dar a mão, não de intervir, dar lições”, disse. “Eu me pergunto por que todas essas pessoas levantaram a voz com a Venezuela, mas ficaram em silêncio quando houve o impeachment no Brasil.”

Ele disse que há uma obsessão de muitas potências com a Venezuela. “Como a comunidade internacional, ocidental, decidiu buscar a implosão da Venezuela?”

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.