Tempestade causa inundações e deixa 12 mortos no sul da França

Chuva é causada pelo Leslie, que já tinha atingido Portugal; oito pessoas ficaram feridas

Cidade de Puichéric, próxima a Carcassone, ficou inundada após as chuvas que atingiram o sul da França
Cidade de Puichéric, próxima a Carcassone, ficou inundada após as chuvas que atingiram o sul da França - Sylvain Thomas/AFP
Villegailhenc (França) | AFP

Ao menos 12 pessoas morreram em decorrência das inundações causada pelas chuvas torrenciais que atingem o sul da França desde domingo (14), informaram autoridades locais nesta segunda (15). 

Segundo novo balanço provisório fornecido pela Defesa Civil francesa, a tempestade Leslie deixou ainda oito pessoas feridas e um desaparecido.

Inicialmente um furacão, Leslie vagou pelo Oceano Atlântico desde 23 de setembro e se transformou em uma tempestade pós-tropical em sua chegada na costa portuguesa na noite de sábado (13)

O presidente Emmanuel Macron expressou "solidariedade de toda a nação" às vítimas e elogiou a mobilização "exemplar" dos serviços de emergência. Ele disse ainda que pretende ir a região atingida assim que possível. 

A comuna de Carcassonne (divisão administrativa semelhante a um município no Brasil) recebeu em cinco horas 180 milímetros de chuva, disse o prefeito do departamento de Aude, Alain Thirion —não há previsão de novas enchentes nas próximas horas. 

Mais de mil moradores de Pezens, também no distrito de Aude, deixaram suas casas como medida preventiva devido aos riscos de transbordamento de uma barragem. A retirada do restante dos moradores da cidade de cerca de 1.500 habitantes, foi suspensa, acrescentou o serviço.

Na região de Carcassonne, os campos estão completamente inundados e várias estradas foram destruídas ou estão intransitáveis, ​​com árvores caídas nas estradas e veículos arrastados pela água.

O balanço é "provisório e deve aumentar conforme avança a intervenção das equipes de resgate", declarou o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, antes da atualização do número de mortos.

Na vizinha Espanha, a tempestade Leslie atingiu no domingo com menos intensidade do que o esperado. A cidade de Zamora (oeste) registrou rajadas de 100 km/h e a queda de árvores causou cortes de energia que afetaram cerca de 400 pessoas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.