Descrição de chapéu Governo Trump

Colorado elege primeiro governador abertamente gay dos EUA

Democrata Jared Polis venceu com plataforma de saúde universal, educação infantil e energia renovável

São Paulo | AFP

Os Estados Unidos elegeram o primeiro governador abertamente homossexual nas eleições desta terça-feira (6).

O democrata Jared Polis vai governar o Colorado após derrotar o republicano Walker Stapleton.

Às 7h45 (horário de Brasília), com 82% das urnas apuradas, ele tinha 51,6% dos votos —mais de 997,6 mil, no total.

O governador democrata Jared Polis comemora vitória ao lado de sua vice, Dianne Primavera, no Colorado
O governador democrata Jared Polis comemora vitória ao lado de sua vice, Dianne Primavera, no Colorado - Rick T. Wilking/Getty Images/AFP

Em sua campanha, Polis defendeu um sistema de saúde universal, educação infantil gratuita e prometeu transformar o Colorado no primeiro estado com energia 100% renovável.

O governador, que tem dois filhos com seu marido, não destacou sua vida pessoal na eleição, mas tem apoiado causas LGBT como congressista.

Em seu discurso de vitória, segundo a mídia local, ele disse que o Colorado provou que é "um estado inclusivo, que valoriza a contribuição de todos, independentemente da orientação sexual". Também agradeceu os pioneiros da comunidade LGBT que vieram antes dele. 

Em 2015, Kate Brown se tornou a primeira governadora bissexual ao se eleger no Oregon. Em 2004, outro governador, Jim McGreevey, de Nova Jersey, se declarou gay ao renunciar.

Em Vermont, Christine Hallquist, ex-presidente de uma companhia de energia, fracassou nesta terça-feira em sua tentativa de se tornar a primeira governadora transgênero dos Estados Unidos, ao ser derrotada pelo atual governador, o republicano, Phil Scott.

Hallquist, uma avó de 62 anos e sobrevivente de um câncer, entrou na política para promover a "onda azul" contra o presidente Donald Trump, que tem sido um obstáculo aos direitos das pessoas transgênero.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.