Missionário americano é morto a flechadas ao tentar converter tribo isolada

Ele foi atacado ao chegar ilegalmente a ilha onde vive povo que rejeita contato externo na Índia

Port Blair (Índia) | AFP

Um missionário americano morreu atingido por flechadas após se aproximar ilegalmente de uma tribo autóctone que vive isolada em uma ilha do arquipélago indiano de Andaman e Nicobar, anunciou a polícia nesta quarta-feira (21).

John Allen Chau, 27, foi morto no último dia 16 na ilha de Sentinela do Norte, onde vive esta tribo frequentemente descrita como a mais isolada do planeta e que rejeita qualquer contato com o mundo exterior. Cerca de 150 pessoas moram no local, e a visitação é proibida pelo governo indiano.

Foto aérea mostra a ilha de North Sentinel, no arquipélago de Andaman e Nicobar; povo que vive no local rejeita contato com mundo exterior
Foto aérea mostra a ilha de Sentinela do Norte, no arquipélago de Andaman e Nicobar; povo que vive no local rejeita contato com mundo exterior - Gautam Singh-14.nov.2005/AP

O americano tinha a intenção de converter religiosamente os indígenas, afirmou o chefe da polícia local à CNN. Ele teria pago pescadores para que o levassem até uma parte do caminho, seguiu de caiaque sozinho e, assim que desembarcou, recebeu uma chuva de flechas, declarou à AFP uma fonte policial que pediu anonimato.

"Ele foi atacado com flechas, mas continuou andando. Os pescadores viram como os indígenas amarravam uma corda ao seu pescoço e o arrastavam”, disse.

Os pescadores "se assustaram e fugiram, mas retornaram no dia seguinte e encontraram seu corpo na praia", acrescentou.

A polícia indiana abriu uma investigação por homicídio e deteve sete pescadores envolvidos no caso.

Em um comunicado, a ONG de proteção de tribos autóctones Survival International denunciou “uma tragédia que nunca deveria ter ocorrido” e alertou para o risco inclusive de a tribo ser erradicada caso se contamine com agentes infecciosos contra os quais não têm imunidade, trazidos por alguém de fora.

Acredita-se que essa tribo habite a região há mais de 60 mil anos. Todas as tentativas de contato do mundo exterior nas últimas décadas esbarraram na hostilidade e na violência da comunidade.

O governo indiano tentou, nos anos 1970 e 1980, entrar em contato com eles várias vezes, mas desistiu oficialmente em 1990. Hoje, é proibida a aproximação a menos de cinco quilômetros da ilha.

Em 2006, dois pescadores indianos morreram após seu barco ficar à deriva e chegar até a ilha de Sentinela.

John Chau, que tinha visto de turista, já havia feito várias viagens à região anteriormente e oferecido dinheiro para que pescadores o levassem à Sentinela.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.