Trump destrata jornalista e a acusa de fazer 'pergunta estúpida'

É o segundo momento de tensão entre o presidente e repórteres nesta semana

Washington | AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu na sexta-feira aos jornalistas que mostrem mais respeito na "sagrada" Casa Branca e momentos depois, com raiva, se recusou a responder a uma pergunta que considerou "estúpida".

Na quarta-feira (7), Trump chamou o jornalista da CNN de "pessoa terrível" e retirou sua credencial de acesso à Casa Branca.

Trump encontrou jornalistas antes de embarcar para Paris - Kevin Lamarque/Reuters

No incidente desta sexta, Abby Phillip, também da CNN, perguntou a Trump se ele desejava que seu novo secretário de Justiça interrompesse a investigação sobre a possível ligação de sua campanha eleitoral de 2016 com agentes russos.

Nesta semana, Trump demitiu abruptamente Jeff Sessions do cargo de procurador-geral e nomeou Matthew Whitaker, um feroz crítico da investigação russa, para substituí-lo.

Os opositores acusaram Trump de colocar um aliado que tentará amordaçar a investigação do promotor especial Robert Mueller.

Em uma coletiva de imprensa antes de viajar para um evento em Paris, o presidente se recusou a responder a Phillip.

"Que pergunta estúpida, que pergunta estúpida, mas eu te assisto muito, você faz muitas perguntas estúpidas", ele disse, apontando para a repórter com dedo em riste, antes de sair.

Momentos antes, ele havia defendido sua decisão de proibir o repórter da CNN, Jim Acosta, de entrar na Casa Branca, chamando-o de "um cara muito pouco profissional".

Trump fez acusações contra o repórter Jim Acosta durante coletiva na quarta - Mandel Ngan - 7.nov.2018/AFP

Quando perguntado por quanto tempo Acosta teria negada a permissão para entrar na Casa Branca, Trump disse que não havia decidido e que o veto poderia se aplicar a mais jornalistas. "Pode haver outros", ele ameaçou.

O presidente disse que seu mau relacionamento com a mídia é culpa dos jornalistas, que não demonstraram deferência suficiente.

"A Casa Branca é um lugar muito sagrado para mim, é um lugar muito especial, você tem que tratar a Casa Branca com respeito, tem que tratar a presidência com respeito", disse ele.

Acosta teve a credencial suspensa pela acusação de ter agredido uma estagiária que tentava retirar seu microfone. No entanto, a Casa Branca foi acusada de manipular o vídeo que mostra o momento em que o repórter segura o microfone, para fazer parecer que ele teria agido de forma agressiva. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.