Twitter deleta 10 mil contas que desencorajam voto nos EUA

Os registros na rede social pareciam, de forma enganosa, pertencer aos Democratas

Washington | Reuters

O Twitter deletou mais de 10 mil contas automatizadas que postavam mensagens encorajando pessoas a não votarem nas eleições legislativas da próxima terça-feira (6).

Os registros pareciam, de forma enganosa, pertencer aos Democratas, até que o partido alertou a companhia de mídia social.   

“Nós agimos em contas e atividades relevantes no Twitter”, disse um porta-voz da empresa por email. A ação aconteceu entre o fim de setembro e começo de outubro. 

Foram cerca de 10 mil contas removidas, afirmam fontes envolvidas na operação realizada pelos Democratas para reagir ao ataque.

Os tweets incluem mensagens que desestimulam eleitores do partido Democrata a votar, dizendo que eles iriam abafar a voz das mulheres.

O número é modesto se considerado que a companhia deletou milhões de contas detectadas como responsáveis por espalhar informações equivocadas na eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos. 

Ainda assim, a remoção representa uma vitória para o Comitê Democrático de Campanha no Congresso, ou DCCC, um grupo desse partido que apoia representantes que concorrem a postos nesta eleição.

 A associação lançou o esforço neste ano como resposta à falta de habilidade do partido em responder aos milhões de contas no Twitter e outras redes sociais que espalhavam informações negativas ou falsas sobre a democrata Hilary Clinton e outros a candidatos em 2016.  

O DCCC desenvolveu seu próprio sistema para identificar e denunciar contas automatizadas em plataformas de rede social que reproduzem fake news

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.