Descrição de chapéu Venezuela

Jornalista alemão está preso há 40 dias na Venezuela por fotografar Maduro

Ele não pôde contactar advogado e fez greve de fome para ligar para consulado, diz ONG

Caracas | AFP

O jornalista alemão Billy Six está há 40 dias na prisão na Venezuela acusado de espionagem e rebelião por supostamente fotografar o presidente Nicolás Maduro, denunciou uma ONG nesta sexta-feira (28).

Six, 32, foi denunciado a uma Corte Marcial sem direito a falar com advogado ou receber visita, informou a ONG Espacio Público, que defende a liberdade de expressão. 

O jornalista alemão Billy Six, preso na Venezuela, em foto de outubro divulgada por seu pai
O jornalista alemão Billy Six, preso na Venezuela, em foto de outubro divulgada por seu pai - Edward Six via AP

Ele foi detido no dia 17 de novembro, na península de Paraguaná, estado de Falcón (oeste), por supostamente fotografar Maduro de "muito perto", segundo a organização.

Após se declarar em greve de fome no dia 13 de dezembro, o jornalista finalmente pôde telefonar para o consulado de seu país, disse à AFP Marysabel Rodríguez, coordenadora do Espacio Público, acrescentando que "não lhe permitiram visitas de qualquer tipo".

"A visita consular não ocorreu", afirmou Rodríguez.

Ao se declarar em greve de fome, o jornalista publicou uma carta na qual revela que foi submetido a exames médicos no final de outubro porque teve dengue e denunciou a proibição de contactar um advogado.

"Negar-me este direito viola a Constituição da Venezuela e os padrões internacionais de direitos humanos".

Rodríguez informou que Six "tem tosse, aparentemente devido à umidade" de sua cela no Serviço de Inteligência (Sebin) em Caracas.

A embaixada alemã informou à ONG que Six suspendeu a greve de fome um dia após iniciá-la.

De acordo com a ONG, há cinco meses Six publicou uma reportagem sobre a emigração venezuelana, e no momento investigava no país atividades de narcotráfico, contrabando, tráfico de pessoas e êxodo para o Caribe. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.