Descrição de chapéu Venezuela

Venezuela condena nove militares por tentativa de golpe em 2014

Após rejeitar recursos de defesa, tribunal condena envolvidos na Operação Jericó

Nicolás Maduro agita bandeira venezuelana em março de 2015, após ter abafado rebeldes em 2014 e ter recebido do Parlamento ampliação de seus poderes
Nicolás Maduro agita bandeira venezuelana em março de 2015, após ter abafado rebeldes em 2014 e ter recebido do Parlamento ampliação de seus poderes - Jorge Silva - 15.mar.2015/Reuters
Caracas

Nove militares venezuelanos, da ativa e da reserva, foram condenados por uma conspiração para derrubar o presidente Nicolás Maduro em 2014, informou o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) nesta quarta-feira (26).

As sentenças variam de cinco a oito anos de prisão e envolvem o general de brigada Oswaldo Hernández Sánchez, o coronel José Suárez Rómulo  sete outros oficiais da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, segundo o TSJ.

O mais alto tribunal da Venezuela confirmou as condenações depois que a turma de cassação e uma corte marcial rejeitaram os recursos apresentados pelos soldados, que foram acusados de "preparar em 2014 um movimento insurrecional e desestabilizador, chamado Operação Jericó, contra o governo nacional".

"As diferentes condenações do Conselho de Guerra Acidental de Caracas foram confirmadas, pois estavam envolvidos —como autores ou cúmplices imediatos— nos crimes de instigação de rebelião e contra o decoro militar", informou o TSJ, que é criticado pela oposição por "servir" a Maduro.

Os oficiais foram presos entre os meses de março e maio de 2014.

De acordo com a imprensa local, o plano consistia em tomar destacamentos militares, prender Maduro e outros líderes do chavismo e gerar uma mobilização de cidadãos para derrubar o governo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.