Descrição de chapéu Venezuela

Depois de trégua, manifestantes e militares venezuelanos se enfrentam na fronteira com o Brasil

Em imagens de TV, é possível ver um grupo no território brasileiro atacando militares com pedras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Confronto entre manifestantes e militares na fronteira entre Brasil e Venezuela neste domingo (24) - Bruno Kelly/Reuters
São Paulo e Pacaraima (Roraima) | AFP

Apesar de uma manhã tranquila neste domingo (24), a cidade de Pacaraima (RR), na fronteira com a Venezuela, voltou a viver momentos de tensão. Em imagens de TV da GloboNews, é possível ver um grupo de venezuelanos fazendo ataques, como arremessar pedras e queimar pneus, em provocação a militares do mesmo país que estão fazendo a segurança da fronteira com o Brasil.

Os militares responderam com gás lacrimogêneo e balas de borracha, aproximando-se da linha da fronteira. 

As bombas atingiram os manifestantes venezuelanos e também jornalistas que estavam na região.

O Exército brasileiro retirou manifestantes do local e montou um cordão de isolamento para evitar novos distúrbios.

"Estamos observando para que ninguém se fira; isso é um confronto entre civis e militares venezuelanos", afirmou o coronel Georges Feres Kanaan, próximo à divisa.

Kanaan afirmou que não haverá um reforço militar na zona, mas um dispositivo formado por efetivos dos três corpos de segurança que já estão no local —Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Exército. 

Logo depois, reforços do Exército brasileiro e da Polícia Federal chegaram ao local para conter os ânimos e impediram a passagem de pessoas com uma linha de segurança —sem, porém, fechar a fronteira. 

Um ferido que levou uma pedrada e sofreu com a ação de gás lacrimogêneo foi atendido por uma ambulância que carregava uma bandeira branca.

Um outro incidente aconteceu neste sábado (23), quando algumas dezenas de manifestantes venezuelanos concentrados do lado brasileiro queimaram uma base de vigilância e lançaram pedras e coquetéis molotov contra militares venezuelanos.

O sábado foi marcado por confrontos que ocorreram nas fronteiras da Venezuela com Brasil e Colômbia. Caminhões e manifestantes tentaram romper os bloqueios militares para fazer entrar a ajuda humanitária na Venezuela.

Na fronteira com a Colômbia, caminhões que levavam comida e remédios foram queimados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.