Descrição de chapéu Venezuela

Jornalista alemão volta para seu país após deixar prisão na Venezuela

Billy Six ficou quatro meses detido por, segundo regime, aproximar-se demais de Maduro para tirar foto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caracas | AFP

O jornalista alemão conhecido como Billy Six, libertado na sexta-feira (16) à noite depois de permanecer quatro meses numa prisão em Caracas, voltou para seu país, informou a ONG Espaço Público, que defende a liberdade de expressão e cuida de sua defesa.

No domingo (17), Carlos Correa, diretor da Espaço Público, disse à agência de notícias AFP que Six, 32, estava voando para a Alemanha. Ele foi detido acusado de espionagem e de "violar áreas de segurança”.

O jornalista alemão Billy Six, em foto de 2013
O jornalista alemão Billy Six, em foto de 2013 - Louai Beshara/AFP

A ONG publicou no Twitter, no domingo, uma foto do jornalista no avião fazendo o sinal de vitória com as mãos. Nesta segunda, escreveu que Six já está em casa.

A Justiça de Caracas ordenou que, após ser solto, ele se apresentasse aos tribunais a cada 15 dias e o impediu de dar declarações públicas sobre seu período de detenção.

Mas, segundo Correa, Six não estava proibido de sair da Venezuela e “diante dessa circunstância considerou conveniente voltar” à Alemanha.

"Conseguimos falar com ele na noite de sua libertação e ontem. Achei que ele estava bem, com bom ânimo”, disse Correa, acrescentando que a ONG continuará sendo seu representante legal.

Six foi preso no dia 17 de novembro na península de Paraguaná (estado Falcón, oeste do país) por ter "se aproximado demais" do ditador Nicolás Maduro para fazer uma foto. Segundo o jornalista, sua reportagem era mais ampla e estaria mais centrada em narcotráfico, contrabando de bens e de pessoas, e não tanto na tragédia humanitária que vive o país.

O jornalista começou a fazer uma greve de fome em dezembro, mas foi instado a abandoná-la porque o governo alemão afirmou que negociariam sua liberação rápida.

O jornalista é freelance e já havia realizado cobertura em lugares de conflito, como Líbia, Ucrânia e Síria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.