Descrição de chapéu Venezuela Governo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro recua de declaração em que defendeu uso da força na Venezuela

Deputado acompanha o pai, o presidente Jair Bolsonaro, em visita ao Chile

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago e São Paulo

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse nesta sexta-feira (22) que para tirar o ditador Nicolás Maduro do poder “de alguma maneira vai ser necessário o uso da força na Venezuela”.

A declaração foi dada em entrevista ao jornal chileno La Tercera. O parlamentar está no país acompanhando o pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que está em Santiago para participar da cúpula de criação do Prosul e para um encontro bilateral com o presidente chileno, Sebastián Piñera.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro durante exibição de filme sobre Olavo de Carvalho em Washington
O deputado federal Eduardo Bolsonaro durante exibição de filme sobre Olavo de Carvalho em Washington - Joshua Roberts - 16.mar.19/Reuters

Mais tarde, após a realização da cúpula do Prosul, Eduardo Bolsonaro recuou ao falar com jornalistas. 

Na entrevista, Eduardo criticou Maduro e disse que "todas as opções estão sobre a mesa" para resolver a crise no país, repetindo assim declarações do presidente americano Donald Trump, que já indicou a possibilidade de realizar uma ação militar contra Caracas.  

“Ninguém quer uma guerra, a guerra é ruim. Haverá vidas perdidas e consequências colaterais, mas Maduro não vai sair do poder de maneira pacífica”, afirmou o deputado brasileiro. "De alguma maneira, será necessário o uso da força, porque Maduro é um criminoso", disse. 

"Não estamos tratando como um democrata, com uma pessoa aberta ao diálogo, e sim uma pessoa que faz sua população morrer de fome e quer continuar no poder”, afirmou o brasileiro.

Eduardo defendeu que qualquer ação contra Maduro, porém, deve antes ter o apoio das Forças Armadas da Venezuela. "Tem que ser uma medida feita pelos venezuelanos, mas não há um prazo definido. O pior que pode acontecer é permitir que Maduro siga no poder, porque todos os dias morre gente", completou o filho do presidente. 

O deputado, que também deve participar de um encontro de representantes de partidos de direita da América Latina em Santiago, afirmou ainda que o regime Maduro está fazendo "nascer uma nova Cuba, mas mais forte, com petróleo". 

Em entrevista após a realização da cúpula, Eduardo minimizou suas declarações anteriores.

Ele disse que, ao se referir ao "uso da força" durante a entrevista ao La Tercera, estava "comentando a mensagem de Trump, que diz que todas as cartas estão sobre a mesa". "Mas o Brasil não pensa nisso. O presidente e os generais que estão a cargo disso dizem que a intervenção militar não é uma opção."

​Ao chegar à capital chilena na quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que por enquanto descarta o uso da força contra Maduro enquanto existirem opções diplomáticas para pressionar o regime. 

A possibilidade de uma intervenção estrangeira na Venezuela enfrenta resistência na ala militar do governo brasileiro, que é contrária a qualquer ação que extrapole a ajuda humanitária na fronteira.

Já o grupo ligado ao escritor Olavo de Carvalho no governo, que inclui Eduardo, defende que a opção militar não seja descartada. 

Durante o encontro entre Bolsonaro e Trump em Washington, na terça (19), o assunto Venezuela foi tratado. Após a reunião, o brasileiro afirmou que vai vai atuar com "diplomacia até as últimas consequências" diante da crise no país vizinho, mas não negou enfaticamente a possibilidade de apoiar uma ação militar. 

A falta de uma negativa foi interpretada como um esforço para não desagradar o americano, mas também ligou o alerta de oficiais generais da ativa do Exército.

O Brasil, assim como os EUA e mais de 50 outros países, reconheceram o líder opositor e presidente da Assembleia Nacional Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, porque consideram que a eleição que elegeu Maduro em maio de 2018 foi fraudada e não teve legitimidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.