Cinco corpos são encontrados em busca por alpinistas no Himalaia

Grupo de oito pessoas desapareceu há uma semana quando escalava a montanha de Nanda Devi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pithoragarh (Índia) e Nova Déli | AFP e Reuters

Equipes de resgate avistaram cinco corpos, nesta segunda-feira (3), durante a busca aérea de oito alpinistas desaparecidos desde a semana passada em um maciço remoto no Himalaia indiano.

"Os corpos eram visíveis durante o reconhecimento no helicóptero. Estão na mesma rota que os alpinistas tomaram", afirmou Vijay Kumar Jogdande, autoridade administrativa do distrito de Pithoragarh.

"Quatro podem ser vistos juntos e um quinto um pouco separado dos demais."

Grupo de alpinista posa para foto antes de sair em expedição da cidade de Munsiyari, no Himalaia - Himalayan Run & Trek Pvt. Ltd. - 13.mai/Reuters

Centenas de alpinistas chegam de todo mundo à Índia todos os anos para tentar alcançar o cume da cadeia do Himalaia.

Na semana passada, chegou a 11 o número de mortos durante a temporada de escala no Everest. As mortes foram atribuídas, em parte, a engarrafamentos na chamada "zona de morte".

Segundo Jogdande, as equipes agora trabalham com a hipótese de que os oito alpinistas estejam mortos.

"Estamos tentando recuperar os corpos. Acreditamos que os outros três estejam nas proximidades", afirmou.

As autoridades ordenaram uma avaliação técnica, em vista da recuperação dos corpos "o mais rápido possível".

As autoridades locais buscam desde sexta-feira um grupo de quatro britânicos, dois americanos, um indiano e uma australiana no maciço do Nanda Devi, o segundo mais alto da Índia, situado no estado de Uttarakhand (norte), sacudido na semana passada por fortes nevadas e avalanches.

O grupo desaparecido, conduzido pelo guia britânico Martin Moran, havia começado sua subida em 13 de maio. Tinha previsto retornar para o acampamento-base em 26 de maio.

"As possibilidades de que tenham sobrevivido são muito poucas a uma altitude de 4.600 a 5.500 metros. É quase impossível que estejam vivos", afirmou uma fonte militar. 

Uma equipe de socorristas a pé chegou ao acampamento-base, mas ainda deve subir 90 km para alcançar a zona na altitude, onde estavam os oito montanhistas.

A montanha de Nanda Devi, no Himalaia - 25.fev.14/Reuters

Os alpinistas pretendiam, inicialmente, chegar ao cume pelo lado oriental do Nanda Devi. Mas uma mensagem em 22 de maio na página do Facebook da Moran Mountain, a agência do guia britânico, indicou que eles tentariam a subida ao pico ainda virgem de 6.477 metros.

Nuvens espessas atrasaram as buscas nesta segunda-feira por várias horas.

Segundo o jornal Sydney Morning Herald, a cidadã australiana se chama Ruth McCance e é de origem britânica. O jornal informa que a última comunicação recebida por seu marido era um texto de uma semana atrás que dizia "OK no acampamento-base".

Um dos montanhistas britânicos é Richard Payne, professor na Universidade de York, no Reino Unido. "Continuamos muito preocupados com sua segurança, e nossos pensamentos estão com sua família, seus amigos e seus colegas", afirmou um porta-voz da universidade.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.