Enchente transforma cidade paraguaia em ilha

Situação em Alberdi deve se normalizar só em setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alberdi (Paraguai) | AFP

A cidade de Alberdi, às margens do rio Paraguai, é agora uma ilha que aguarda a baixa das águas que a isolaram do restante do território paraguaio.

"Nos acostumamos a esperar. Os prejuízos são difíceis de recuperar", diz Mercedes Lutjohann, dona de casa de 39 anos que há mais de um mês vive com o marido, Marceliano Mereles, 47, e os filhos Waldemar, 12, e William, 7, no segundo andar de sua casa, completamente cercada pelas águas.

"Duas vezes por semana vem a professora para lhes tomar a lição", diz Mercedes para explicar que os filhos não pararam de estudar.

Vista aérea de Alberti, a 140 km de Assunção, em meio a inundação do rio Paraguai - Norberto Duarte - 3.jun/AFP

Situada diante da cidade argentina de Formosa, em um trecho em que o rio Paraguai corre com força e arrasta tudo em sua passagem, Alberdi abriga cerca de 10 mil famílias.

A cidade resiste protegida por uma barreira circular de pedra, areia e cimento de cerca de 12 metros de altura e 6 km de extensão, mas as inundações incomuns causadas por fortes chuvas arrasaram os bairros que estão fora da muralha construída há três anos.

Federico Centurión, prefeito de Alberdi, supervisiona as doações de alimentos. "Temos cerca de 700 famílias que já abandonaram suas casas, mas muitos outros estão vivendo nos sobrados."

Cachorro em andar superior de casa inundada em Alberti, a 140 km de Assunção, no Paraguai - Norberto Duarte - 3.jun/AFP

Segundo Centurión, "100% da população está afetada, mas graças a Deus temos um muro de seis quilômetros e meio que protege cerca de 60% dos habitantes".

O agricultor Samuel Fretes, 68, permanece no último andar de sua casa para proteger seus bens, mas os familiares já se mudaram para a parte mais alta de Alberdi.

Os meteorologistas afirmam que as águas começarão a baixar e em setembro tudo voltará ao normal.

Ao problema da inundação se soma à queda das vendas no comércio. "A Argentina está comprando pouco, e as pessoas estão nervosas", comenta o prefeito sobre a crise econômica no país vizinho. 

Alguns estrangeiros que chegam à cidade para fazer compras e encontram preços vantajosos em roupas, móveis e eletrodomésticos chamam Alberti de "a heroica Veneza paraguaia"​.

Homem é visto em casa alagada em Alberdi, a 140 km de Assunção, no Paraguai - Norberto Duarte - 3.jun/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.