Uruguai define candidatos à eleição presidencial de outubro

Ex-prefeito de Montevidéu concorre pela Frente Ampla contra Lacalle Pou, do Partido Nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

O Uruguai definiu neste domingo (30), em eleições primárias, quem serão os candidatos à Presidência do país no pleito do próximo dia 27 de outubro.

Segundo resultados oficiais (99,7% dos votos contabilizados), o vencedor pela Frente Ampla, a coalizão de centro-esquerda que está no poder desde 2005, foi o ex-prefeito de Montevidéu Daniel Martínez.

Ele era o preferido do atual presidente, Tabaré Vázquez, e venceu três outros rivais, entre eles a pré-candidata apoiada pelo ex-presidente José "Pepe" Mujica, Carolina Cosse, ex-ministra da Energia, Indústria e Mineração.

Ex-prefeito de Montevidéu, Daniel Martínez disputará eleição presidencial em outubro - Mariana Greif/Reuters

Pelo partido Nacional saiu vitorioso Luis Lacalle Pou, que disputou o segundo turno contra Tabaré Vázquez nas últimas eleições. Ele disputou as primárias contra o milionário Juan Sartori, que despontou na política no ano passado, como livre atirador.

Já pelo Colorado, o economista Ernesto Talvi venceu o ex-presidente Julio María Sanguinetti, nome histórico do partido, que governou o Uruguai em dois períodos (1985-1990 e 1995-2000).

A coalizão governista chega ao pleito deste ano dividida entre os setores comandados pelo atual mandatário e pelo ex-presidente Mujica. Além disso, a credibilidade da Frente Ampla esteve abalada por alguns escândalos de corrupção, como o que envolveu o então vice de Vázquez, Raúl Sendic, que fez compras pessoais no exterior com um cartão de crédito do Estado. Sendic acabou saindo do governo.

Outro problema para o candidato Martínez será lidar com a decepção dos uruguaios com o aumento da violência no país, que cresceu 45,8% em 2018, na comparação com o ano anterior.

Por outro lado, o país vem apresentando bom desempenho macroeconômico, com crescimento ininterrupto nos últimos 15 anos. O acordo do Mercosul com a União Europeia, fechado na última sexta-feira, é mais um trunfo que poderá ser usado na campanha eleitoral.

Já Lacalle Pou, advogado de 45 anos, é um liberal que prega renovação política no país e maior abertura comercial —a Frente Ampla caracterizou-se por uma economia mais protecionista.

Pou causou polêmica nas últimas eleições ao dizer que tanto Tabaré Vázquez, 79, como Mujica, 83, deveriam se retirar da política por serem muito velhos, e que poderiam formar um "conselho de anciões". Ele é filho de um ex-presidente, Luis Alberto Lacalle (1990-1995).​

Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional - Mariana Greif/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.