Explosão em usina de gás na China deixa 15 mortos

Estatal foi considerada modelo de segurança no início do mês, segundo site

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | AFP

Uma forte explosão em uma usina de gás na região central da China, nesta sexta (19), deixou 15 mortos e 15 feridos graves, além de atingir prédios vizinhos em um raio de três quilômetros, informou um órgão de comunicação do governo. 

A detonação ocorreu às 17h45 locais (6h45 de sábado, 20, em Brasília) em uma oficina da estatal Henan Coal Gas Group na localidade de Yima, na cidade de Sanmenxia, a 900 km a sudoeste de Pequim. A informação é da agência de notícias Xinhua.

A fábrica foi listada como modelo de produção segura no início deste mês, de acordo com o site de notícias Beijing News.

A explosão afetou uma unidade de refrigeração da usina, mas não as áreas dos tanques de gás. A emissora de televisão estatal CCTV transmitiu imagens de destroços, de pessoas em pânico e de médicos com seus jalecos brancos ensanguentados, protegendo o nariz com lenços.

Imagem mostra destroços de explosão em usina de gás na China - AFP

Uma usina de gás converte materiais orgânicos em gás, que podem, então, ser usados para produzir eletricidade ou baterias.

Acidentes mortais em indústrias são comuns na China, onde as regulamentações de segurança são muitas vezes mal aplicadas.

Em novembro, um vazamento de gás em uma fábrica de produtos químicos causou uma explosão que deixou 23 mortos em Zhangjiaku. A cidade, localizada a 200 quilômetros a noroeste de Pequim, sediará os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Em março, uma explosão em uma fábrica de produtos químicos na província de Jiangsu, no leste do país, matou 78 pessoas e feriu centenas, destruindo janelas de prédios residenciais próximos.

A China sofreu um dos seus piores acidentes industriais em 2015, quando uma explosão em uma fábrica de produtos químicos na cidade portuária de Tianjin, no norte do país, matou pelo menos 165 pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.